Ortopedista e escrtior Nelson Jacintho aprovou descentralização do evento e mudanças implantadas
“A Feira do Livro ainda é uma criança e está em crescimento. Hoje ela está com 13 anos e podemos dizer que ainda está na puberdade, mas tem melhorado a cada ano.” É assim que o médico ortopedista e escritor Nelson Jacintho, 73 anos, classifica a Feira Nacional do Livro.
Coordenador do Movimento de Escritores de Ribeirão Preto e região, Jacintho ressalta que a mudança adotada neste ano de “espalhar” o evento no Centro, Parque Maurílio Biagi e Estúdios Kaiser de Cinema foi crucial. “Essa foi uma mudança radical, mas necessária. Do jeito como estava não dava para garantir a segurança e assistência médica aos frequentadores.”
O ortopedista foi eleito entre cinco escritores locais para ser o autor local homenageado na edição deste ano da festa literária. “Foi uma grande surpresa e um prazer ter essa lembrança. Tive quase 60% dos votos nessa eleição”, disse o escritor, que possui nove livros editados, que passam dos temas infantis aos romances. “Consigo escrever sobre vários assuntos porque gosto muito de ler e leio sempre que posso. Isso me dá todo o embasamento que preciso.”
Nascido em Barretos, Jacintho se formou na Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão, em 1965, e se mudou definitivamente para Ribeirão há 23 anos. O profissional da área da saúde escrevia os poemas e crônicas como um hobby, mas só foi tirá-los da gaveta a partir de 1999.
Uma das obras mais especiais da coleção do médico/escritor é “Contos e Crônicas do Campo e da Cidade”, de 2003. O livro foi aprovado pelo Ministério da Educação e distribuído em todas as escolas estaduais de São Paulo dois anos depois. “Isso foi sensacional porque a minha obra foi levada a todas as escolas do estado. O Ministério comprou 1,5 mil livros”, ressaltou homenageado.
Nelson Jacintho também é um dos 400 escritores da cidade e da região que expõem seus trabalhos no stand dos Autores Locais, na Esplanada do Theatro Pedro II. Os livros do médico são vendidos pelo preço promocional de R$ 20 até o fim da feira. O trabalho de Nelson Jacintho também pode ser visto na Gazeta de Ribeirão. O autor apresenta suas crônicas sempre aos domingos no site.