DESCONTOS DE ATÉ 40%

Aumenta procura por produtos prestes a vencer

Cada dia mais comuns nos supermercados, os nichos para produtos que estão perto da validade andam em alta em tempos de crise. E a variedade é grande - até mesmo itens importados estão disponíveis

Adriana Leite
19/06/2016 às 16:00.
Atualizado em 22/04/2022 às 23:57
Consumidora observa produto para consumo imediato em gôndola específica de supermercado: ótima opção para o bolso em tempos de crise (Patrícia Domingos/Especial para a AAN)

Consumidora observa produto para consumo imediato em gôndola específica de supermercado: ótima opção para o bolso em tempos de crise (Patrícia Domingos/Especial para a AAN)

Os preços nos supermercados andam assustando os consumidores - e com razão: nos cinco primeiros meses deste ano, o custo da cesta básica subiu 7,55% em São Paulo. Para encher os carrinhos, além de pesquisar, os consumidores também devem procurar por ofertas e dar uma boa olhada nas prateleiras que comercializam produtos próximos da data de vencimento - que podem significar uma economia de até 40%. Cada dia mais comuns nos supermercados, os nichos para produtos que estão perto da validade andam em alta em tempos de crise. E a variedade é grande - até mesmo itens importados estão disponíveis. É uma alternativa interessante tanto para os supermercados, que assim reduzem o desperdício de alimentos, quanto para os consumidores, que garantem uma boa economia no bolso. A dona de casa Maria José Silva se tornou uma verdadeira caçadora de preços nos supermercados. “Sempre olho os folhetos de ofertas e agora também passei a observar as prateleiras com produtos próximos do vencimento. Já há supermercados com alas próprias só para essas mercadorias, mas a maioria não faz uma distinção clara. Mas vale a pena procurar. Já comprei itens importados bem mais em conta”, disse. O montador de móveis Clebis Adriei Carvalho é outro que já aprendeu a nova tática. “Esses produtos precisam ser consumidos mais rápido, mas custam muito mais barato, até pela metade do preço. E nunca tive problema com nada do que comprei”, comentou. A funcionária pública Juliana Regina Bezerra Silva também sempre observa a prateleira do itens próximos ao vencimento. “Sempre encontro produtos bem mais baratos. Acho que a estratégia dos supermercados em vender esses produtos mais baratos traz benefícios tanto para o consumidor quanto para a loja. Economizo bastante aproveitando as ofertas desses produtos”. Sem desperdício A diretora de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Laura Pires, afirmou que, em 2014, a empresa instalou em unidades do Extra e do Pão de Açúcar gôndolas com produtos próximos ao vencimento. “O objetivo da companhia, com a iniciativa, é reduzir o desperdício de alimentos, incentivando o consumo e a oferta consciente”, comentou. Ela disse que são oferecidos produtos perecíveis e não perecíveis com descontos de até 40%. “Atualmente, temos essas gôndolas também nas lojas de Mini Mercado e de Minuto Pão de Açúcar”. Laura comentou que a quantidade de produtos nas prateleiras depende da oferta e disponibilidade em cada unidade, e esclareceu que os itens são agrupados em uma gôndola especial, com sinalização adequada e a informação dos descontos. As gôndolas podem ser de produtos refrigerados ou não. A diretora informou ainda que são oferecidos produtos nacionais e importados. “São itens das mais variadas marcas e nacionalidades, atendendo ao perfil de consumo de cada loja”. Laura comentou que, em razão da situação econômica atual, o consumidor está mais sensível a preço. “Essa iniciativa acaba sendo uma das formas oferecidas pelas redes para quem busca economia, mas, acima de tudo, valoriza o consumo consciente”, reforçou. A executiva do GPA informou que cada loja já conta com um espaço adequado, que pode chegar a uma gôndola inteira para itens de mercearia (que não precisam de refrigeração) e espaços próprios em freezers para os itens refrigerados. “O que direciona essa disposição é o tamanho de cada loja e a disponibilidade dos produtos, mas estamos continuamente melhorando nossos processos para aprimorar a oferta ao consumidor”, concluiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por