RICARDO ALÉCIO

Audiência do Caso Shell

Ricardo Alécio
13/02/2013 às 05:10.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:50
ig-RICARDO ALECIO (CEDOC)

ig-RICARDO ALECIO (CEDOC)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai realizar amanhã, às 14h, audiência sobre o processo judicial que envolve as empresas Shell e Basf pela contaminação na área localizada no bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, um dos maiores passivos ambientais do País. A audiência foi convocada pelo ministro do TST João Oreste Dalazen. Ele quer ouvir representantes das multinacionais e os ex-trabalhadores, que buscam responsabilizar as empresas pelo crime de contaminação ambiental e humana.

Audiência do Caso Shell 2

Segundo a Federação dos Químicos de São Paulo, ao menos 60 ex-trabalhadores já morreram em decorrência da intoxicação na antiga fábrica de agrotóxicos das duas empresas, entre 1977 e 2002. O secretário-geral da federação, Arlei Medeiros, que é de Campinas, embarca hoje para Brasília para acompanhar a audiência. A expectativa de Arlei é de que a reunião no tribunal possa acelerar o julgamento do processo judicial, que já se arrasta há uma década.

Só pra lembrar

Arlei Medeiros também é o atual presidente do PSOL de Campinas. Ele disputou o comando da Prefeitura nas eleições de outubro. Era dirigente do Sindicato dos Químicos Unificados quando a ação contra Shell e Basf foi movida.

Caviar 1

O ex-vereador Francisco Sellin (PMDB) deixou a Câmara de Campinas, mas continua sendo lembrado nos bastidores como candidato mais uma vez ao Legislativo ou para o secretariado de Jonas Donizette (PSB).

Caviar 2

Questionado sobre o assunto, Sellin reage com bom humor. “Já ouvi que vou ser secretário, diretor... Mas eu estou mesmo que nem a música do Zeca Pagodinho diz: 'Você sabe o que é caviar? Nunca vi nem comi, eu só ouço falar”. Pois é...

Contador

A Prefeitura divulgou ontem, com precisão, a quantidade de pessoas que assistiram ao desfile das escolas de samba na primeira noite de festa. Foram 24.617 presentes. A exatidão chamou a atenção. A Administração usou neste ano um contador automático na entrada das arquibancadas na Avenida do Samba. Uma exigência do Corpo de Bombeiros.

Na avenida

Por falar em Carnaval, o vereador Tico Costa (PP) foi homenageado pela escola Águia de Ouro, do Jardim Centenário, que desfilou como pleiteante. O samba-enredo da agremiação fez referência direta ao parlamentar, eleito pela primeira vez no ano passado. “Agora está do jeito que o povo gosta; sambar com a Águia e a confiança em Tico Costa”, diz a letra, escrita pelo presidente da Liga das escolas de Samba de Campinas, Edson Jóia. O vereador, claro, também desfilou.

Explicações

O vereador Thiago Ferrari (PTB) quer explicações da Secretaria Municipal de Educação sobre as contratações feitas no final do ano passado para a compra de kits tecnológicos e pedagógicos para alunos e professores. O parlamentar pede informações sobre a dispensa de licitação, o critério de comercialização, o processo de aquisição e distribuição, entre outros questionamentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por