Cursos de tecnólogo garantem diploma de nível superior em, no máximo, três anos
A palavra tecnólogo induz muitas pessoas ao erro espontâneo ao relacionar a função a uma pessoa que fez um curso técnico ou que trabalha na área de tecnologia. Na verdade, o curso de tecnólogo é uma modalidade de graduação de nível superior. A vantagem é a curta duração, em média de dois a três anos, o que possibilita ao formado ingresso mais rápido no mercado de trabalho.
"Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização), fazendo dois anos de graduação tecnológica e um de pós", explica o diretor executivo Itamar Miranda, da Metrocamp e IBTA Campinas, instituições do Grupo Ibmec Educacional. "Além disso, podem se candidatar a cargos públicos e privados em que a exigência seja ter o nível superior completo", ressalta.
Os cursos de tecnólogo, que existem no Brasil desde a década de 1960, segundo o Ministério da Educação (MEC), e que foram reformulados em 1998, oferecem diploma de graduação em nível superior exatamente como qualquer outro curso de bacharelado, com a mesma validação. A Metrocamp passou a oferecer a modalidade em 2002, com os cursos de tecnologia da informação (TI) e, em 2004, com a aquisição pelo Grupo do Ibmec, passou a oferecer os cursos de gestão.
Embora tenha a sua origem no setor de tecnologia, atualmente diversas áreas estão descobrindo a metodologia, como gestão, comércio, turismo e comunicação. Miranda explica que o curso de tecnólogo não é voltado apenas para estudantes que estão saindo do Ensino Médio. Esse tipo de formação também interessa a profissionais que ainda não possuem diploma de graduação ou que desejam valorizar o currículo na área em que atuam. "Por serem mais rápidos e possuírem menos matérias, atendem perfeitamente a quem pretende conciliar os estudos com a atividade profissional”.
Miranda compara o curso de bacharelado ao de tecnólogo ao salto em uma piscina. "No primeiro você pula numa piscina de raia, onde terá de percorrer um trajeto longo e mais abrangente, e no segundo, no curso de tecnólogo, você pula de um trampolim, mergulha profundamente, uma ação mais específica”.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) permite que o tecnólogo dê continuidade aos seus estudos em outros cursos e programas de educação superior, como extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado. "Depende, evidentemente, do interesse do tecnólogo, mas consegue se graduar e fazer pós em apenas três anos", explica Miranda. Para ele, essa formação superior veio atender a demanda específica e é voltada para o público que já atua no mercado de trabalho.
SAIBA MAIS
Cursos de tecnólogo oferecidos pela Metrocamp
Gestão financeira (noite), logística (noite), marketing (noite), produção audiovisual (noite), recursos humanos (noite), educação física (licenciatura/manhã e noite), análise e desenvolvimento de sistemas (noite), desenvolvimento web (sistemas para internet/noite) e redes de computadores (noite).
Fonte: Metrocamp