MORADORES DE RUA

Árvores são usadas como cabides em Campinas

Mendigos de rua da região central apelam para a criatividade para esconder mochilas

Luciana Félix
07/08/2013 às 11:56.
Atualizado em 25/04/2022 às 06:08
Mochila e sacola com pertences de morador de rua pendurados em árvore atrás da Catedral Metropolitana ( Dominique Torquato/AAN)

Mochila e sacola com pertences de morador de rua pendurados em árvore atrás da Catedral Metropolitana ( Dominique Torquato/AAN)

Para não ter os pertences levados pelo caminhão do ”Cata-Treco“ da Prefeitura de Campinas, moradores de rua da região central apelam para a criatividade para esconder mochilas, cobertores, roupas, sapatos entre outros objetos preciosos para eles. Um dos locais prediletos é a copa das árvores que se transformaram em verdadeiros cabides. O guarda-roupa improvisado é visível nas árvores da Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana. Mas, a ação também acontece em outras praças como a Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça. ”Eles sobem logo que amanhece para deixar as coisas lá. Não tem onde colocar e têm medo que o caminhão da Prefeitura recolha tudo, e recolhe mesmo“, afirmou o comerciante Nelson Schultz, dono de uma banca de jornal em frente a uma das árvores escolhidas pelos andarilhos para guardar seus objetos. O morador de rua Paulo da Silva afirmou que costuma esconder a mochila em bueiros e frestas entre paredes. ”Coloco lá assim como outros irmãos. Também há outros esconderijos que não posso revelar senão a Guarda Municipal descobre e recolhe tudo“, afirmou. O medo de ter os pertences levados também faz parte da vida do morador de rua identificado apenas como Ricardo. ”Levam tudo o que a gente tem. Daí à noite a Prefeitura entrega outros cobertores ou ganhamos de pessoas solidárias. Mas existe outros ”mocós“ (como se referem aos esconderijos) onde guardamos. E tem muita coisa que nós mesmo olhamos. Sentamos em cima, dormimos em cima. Se não é o caminhão que leva tudo, pode ser um outro morador de rua que não conhecemos, que pega.“

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por