A pequena cidade, de cerca de 50 mil habitantes, registra uma frota de 34 mil veículos
Motoristas e pedestres de Artur Nogueira terão que redobrar a atenção a partir de agosto nas principais vias da área central da cidade. Na próxima semana, funcionários da Prefeitura começam a implantar postes para instalar dez semáforos na pequena cidade, de cerca de 50 mil habitantes e que registra uma frota de 34 mil veículos. Os equipamentos serão os primeiros semáforos do município e estarão nos principais cruzamentos de ruas e avenidas do Centro. A intenção é começar a operá-los a partir de 15 de agosto.
O objetivo da Prefeitura é reduzir a violência e a imprudência no trânsito local, que este ano já tirou a vida de duas pessoas atropeladas. As vítimas eram idosas que tentavam atravessar a Avenida Fernando Arens, principal via do comércio local. Nos últimos dois anos, 11 pessoas morreram vítimas da violência no trânsito da cidade.
Técnicos da secretaria municipal de Segurança e Trânsito farão ações de orientação com motoristas e pedestres em um primeiro momento, até que eles se adaptem ao novo sistema, mas está prevista a aplicação de multas aos motoristas infratores em um período que ainda será definido. A pasta não soube informar qual a forma das aplicações — radar, foto ou agente de trânsito.
Sistema
Os aparelhos semafóricos também serão equipados com temporizadores. O equipamento faz uma contagem regressiva toda vez que o sinal é fechado e aberto e informa tanto ao motorista quanto ao pedestre o tempo restante para a mudança de sinal. Um sistema sinalização vertical para pedestres nas calçadas também será implantado.
De acordo com a Prefeitura, a frota de veículos do município cresceu nos últimos três anos e, junto, o número de acidentes. O Município não soube informar ao certo a quantidade de acidentes de trânsito registrados na cidade.
Um engenheiro de trânsito foi contratado para analisar os cruzamentos que mais precisavam dos semáforos. Ele definiu os pontos a partir de contagem de fluxo de veículos. A licitação para a implantação dos instrumentos de controle do tráfego já foi realizada pela Prefeitura ao custo de R$ 460 mil.
Os aparelhos serão instalados nos seguintes cruzamentos: ruas Rui Barbosa e Dez de Abril, Rui Barbosa e Adhemar de Barros, Rui Barbosa e Duque de Caxias, Rui Barbosa e Floriano Peixoto, Avenida Fernando Arens e Rua Duque de Caxias, Avenida Dr. Fernando Arens e Rua 7 de Setembro, Avenida Dr. Fernando e Rua Floriano Peixoto, ruas Expedicionários e Adhemar de Barros, Expedicionários e Duque de Caxias.