19ª EDIÇÃO

Arrastão Ecológico acontece neste sábado no Rio Piracicaba

A ação para retirada dos resíduos da água deve contar com no máximo 20 embarcações

Adriana Ferezim
23/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:36
O evento é realizado pela Sedema e Secretaria Municipal de Turismo (Setur) (Divulgação)

O evento é realizado pela Sedema e Secretaria Municipal de Turismo (Setur) (Divulgação)

Acontece neste sábado (23), às 9 horas, o 19° Arrastão Ecológico no rio Piracicaba, que deve retirar cerca de uma tonelada de lixo no leito do manancial. A ação deve contar com no máximo 20 embarcações, que descerão da rampa do Largo dos Pescadores até o condomínio Colinas do Piracicaba, na região de Ártemis, retirando resíduos da água.

Os voluntários que ficarem na margem do rio, irão participar de uma caminhada, idealizada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), chamada de Trilha do Rio. “Temos pouco lixo nas margens e para evitar o risco de acidentes com escorpiões e carrapato estrela, que pode transmitir a febre maculosa, a caminhada será pelo passeio com dois monitores acompanhando os grupos. Será uma trilha perceptiva, onde será apresentado o desenvolvimento da cidade, a partir do rio e as consequências que o próprio rio sofre com esse crescimento”, explicou Elizabeth Nunes, bióloga do NEA.

A trilha terá início por volta das 10 horas e percorrerá da rampa da Rua do Porto até o Mirante.

Outras ações de educação ambiental serão realizadas durante o evento, como palestra, mostra de peças do Museu de Ciências Naturais da empresa EIAS Consultora Ambiental, recolhimento de pilas e baterias.

MEMÓRIA

O arrastão foi idealizado por José Luiz Guidotti, em 1995, e atualmente é coordenado por José Carlos Masson, que destacou o ato simbólico da retirada do lixo na conscientização ambiental da população de Piracicaba.

O evento é realizado pela Sedema e Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, ressaltou que o aumento do tratamento do esgoto na bacia do rio Piracicaba contribui para a redução do lixo que é encontrado no rio e a secretária de Turismo, Rose Massarutto, afirmou que o arrastão é uma das formas de mostrar que os piracicabanos cuidam do rio. “Quando os turistas veem que cuidamos do rio, não jogamos lixo, eles também passam a respeitar o espaço”, comentou.

SERVIÇO:

19º Arrastão Ecológico pelo rio Piracicaba

Data: 23 de fevereiro de 2013

Horário: a partir das 9h

Início: Rampa do Largo dos Pescadores

Final: Rancho do Sr. Roncato

Informações sobre as atividades do NEA/SEDEMA: (19) 3417.9494 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por