EDITORIAL

Áreas de risco e providências necessárias

11/02/2013 às 05:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:04

O adiamento das providências em todos os setores sempre implica no aumento dos riscos e da insegurança, com graves prejuízos para a sociedade. São frequentes os casos em que a omissão ou o atraso das ações trouxeram problemas cujas soluções demandaram altos investimentos e implicaram em prazos dilatados que comprometeram resultados.

Em Campinas não existe um levantamento preciso do número de pessoas morando em áreas consideradas de risco. Estimativa do secretário de Habitação Ricardo Chiminazzo aponta para um total de 12 mil pessoas vivendo em áreas impróprias, para as quais existem planos de solução através de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida. As poucas intervenções não sinalizam para uma solução em curto prazo (Correio Popular, 3/2, A16).

Quando se fala em áreas de risco, é preciso que a abordagem venha acompanhada de um total domínio sobre as consequências potencialmente instaladas e um plano de trabalho que contemple a instalação de módulos de segurança em todos os locais. Em Campinas, os dados disponíveis sobre as áreas de risco no município estão desatualizados, comprometendo qualquer ação efetiva que se possa planejar.

Está sendo desenvolvido um novo levantamento destes espaços perigosos, para fundamentar planos de soluções. Um novo mapeamento será feito pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), com previsão de estar concluído em outubro deste ano. É um trabalho que atingiu 286 municípios em 2012 e chegará para mais 250 neste ano, incluindo Campinas.

É importante que todos os recursos sejam mobilizados para reduzir a possibilidade de graves incidentes. Muito deste risco está vinculado a espaços ocupados irregularmente, onde a omissão do poder público permitiu a instalação de um problema que agora requer dinheiro e um plano de correção que recairá sobre toda a sociedade. É preciso antecipar o problema com uma política de inserção destas famílias em programas de habitação, interdição das áreas e obras de infraestrutura para a correção do novo desenho urbano, deteriorado pela inação e comprometido pela falta de atenção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por