PROCON

Araçatuba agora tem ranking online de reclamações

O sistema oferece informações relacionadas às principais irregularidades praticadas pelas empresas

Willians Menani
11/10/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 02:25
Medida foi anunciada pela diretora do Procon Araçatuba, Ellen Grangeiro ( Cedoc/RAC)

Medida foi anunciada pela diretora do Procon Araçatuba, Ellen Grangeiro ( Cedoc/RAC)

Uma novidade que começou a funcionar este mês em Araçatuba pretende assegurar ainda mais o direito dos consumidores do município. Trata-se do ranking online do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), sistema que atualiza, em tempo real, os registros de atendimento de reclamação e resolução feitos na cidade.  Além de indicar o nome das 30 empresas que mais geram reclamações no órgão de defesa do consumidor, o sistema oferece informações relacionadas às principais irregularidades praticadas por essas empresas e também disponibiliza os índices de soluções dos problemas.  A diretora do Procon Araçatuba, Ellen Grangeiro, destaca que o novo serviço também apresenta informações sobre as CIPs (Cartas de Instrução Preliminar), que são as notificações para a empresa sobre o problema e a chance de resolver com o cliente antes que a reclamação fundamentada aconteça.  Ellen reitera que antes dessa nova ferramenta, um ranking anual e nacional era atualizado por Brasília. Agora, as informações serão diárias e mais próximas da realidade do município.  Das 252 cidades conveniadas à Fundação Procon-SP, Araçatuba está entre as 26 escolhidas para participar deste projeto do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). Em todos eles, os munícipes terão acesso ao número de atendimentos para esclarecimento e reclamações referentes às empresas de seu interesse e saber quantas delas foram solucionadas.  Para ter acesso ao ranking do Procon de Araçatuba basta clicar no seguinte no www.procon.sp.gov.brRECLAMAÇÕESNo primeiro semestre deste ano, os setores financeiro e o de telecomunicações foram os campeões de reclamações, segundo levantamento do Procon-SP. As de telecomunicações foram responsáveis por 31% das queixas, com um total de 39,5 mil reclamações, um aumento de 29% em relação ao total do primeiro semestre de 2012. Já os bancos responderam por 28% do total, cerca de 35 mil. Em terceiro lugar, aparecem as empresas de aparelho celular, com 8% do total, e 10,3 mil reclamações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por