TRÂNSITO

Araçatuba adota sinalização pioneira para motos

Araçatuba concentra hoje uma frota de mais de 50 mil motociclistas circulando no trânsito da cidade

Willians Menani
15/08/2013 às 16:11.
Atualizado em 25/04/2022 às 05:17
Os bolsões forma instalados entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo (Folha da Região )

Os bolsões forma instalados entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo (Folha da Região )

Para tentar amenizar o número de ocorrências e melhorar a sinalização para as motos, a Secretaria de Mobilidade Urbana do município está implantando em todos os semáforos da cidade, bolsões para motos. Trata-se de uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas nos cruzamentos das vias movimentadas. Os bolsões forma instalados entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo. “Assim, os motociclistas e ciclistas podem se posicionar na frente para esperar o semáforo abrir e não precisam se movimentar entre os veículos. Desta forma, evitam-se colisões entre os veículos no momento de parada e, principalmente, saída com o sinal verde”, explica o secretário de Mobilidade Urbana de Araçatuba, Delcir Getúlio Nardo. De acordo ele, todos os semáforos da cidade, um total de 60, receberão o sistema. A prioridade, inicialmente, serão os semáforos da região central, que concentra maior tráfego de veículos. O modelo, pioneiro no interior de São Paulo, foi inspirado no trânsito de Barcelona e Madri, na Espanha, onde também foi implantado. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), nestas cidades da Espanha, em que as motos representam 29% da frota de veículos, a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos dessas metrópoles.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por