Dicas para diminuir o estresse em períodos de provas
Seja em provas escolares, de graduação, vestibulares ou concursos públicos. Não importa em qual modalidade você se encaixa, uma coisa é certa: época de provas é sempre estressante, cansativa e costuma gerar ansiedade nos estudantes. Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga antes de uma prova de matemática ou não teve aquele "branco" na questão do vestibular? O estresse é prejudicial e pode fazer com que você não tenha um bom desempenho nos exames, mesmo dominando a teoria. Saiba como lidar com o nervosismo e amenizar seus efeitos.
Antes de mais nada, saiba que a chave para evitar o desequilíbrio emocional e garantir boas notas consisgte na preparação. Não adianta revisar e estudar com uma semana de antecedência. A organização e divisão do tempo para estudos conciliados com momentos de lazer constituem ação decisiva na hora 'h'. Além de estudar e revisar os conteúdos que serão avaliados com muita antecedência, você deve preparar seu corpo e mente para enfrentarem a pressão e exigências que um teste pode acarretar. Não se esqueça que durante as provas é muito importante que você esteja tranquilo para que sua memória e capacidade de interpretação e resolução possam obter o melhor desempenho possível.
Primeiro Passo: Dormir bem
Nada melhor que aproveitar o sono para descansar completamente seu corpo e mente para prepará-los para o dia seguinte. Portanto, durante a semana da prova, não vá dormir tarde e tenha, no mínimo, seis horas de sono diário. De jeito nenhum deixe para estudar o conteúdo da prova na noite anterior ao teste. Se prepare com antecedência e seja responsável. Sem descanso, a concentração e foco necessários para resolver a prova serão praticamente impossíveis de obter.
Segundo Passo: Alimentação
Há quem se engane que a boa alimentação proporcione benefícios apenas físicos. São responsáveis pelo bem-estar do ser humano e sua consequente disposição para resolução de problemas. Além do mais, com os alimentos certos, é possível aumentar os níveis de concentração e raciocínio. Deixar de comer pode causar dores de cabeça e deixa o corpo sem energia e disposição. Portanto, nunca pule as refeições e procure comer em horários rotineiros, para que seu corpo se adapte.
Terceiro Passo: Exercícios
Parte excepcional para a disposição e desempenho. É normal o estudante passar boa parte do tempo estudando para a prova. No entanto, reservar um tempo para descanso do corpo e mente praticando outras atividades proporciona lazer, bem-estar e alivia o estresse e a tensão. Além de exercícios comuns como caminhada, corrida de bike, ou academia, para ajudar a combater a ansiedade, a ioga também é indicada.
Quarto Passo: Chegou a hora
Quando chegar ao local onde será aplicada a prova, faça uma pausa para relaxar sua mente e limpá-la de quaisquer pensamentos que possam causar ou aumentar a ansiedade. Respire várias vezes com calma e profundamente, concentrando toda sua atenção nos movimentos e sons do seu corpo. Pense em coisas relaxantes e que tragam a sensação de calma, preparando sua mente para o período de concentração que a prova irá exigir. Leve sempre uma garrafinha com água para repor as energias e lembre-se: a preparação é o alicerce para o bom desempenho.