MODA

Aposta preciosa

Eleita a cor de 2013, verde-esmeralda leva elegância e sofisticação à maquiagem, às roupas e aos acessórios e dá uma pitada de exuberância a qualquer produção

Daniela Nucci
daniela.nucci@rac.com.br
09/06/2013 às 05:18.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:04

Ela está nas maquiagens, nas roupas, nos esmaltes, nas joias, nos acessórios e na decoração... E por essas e por outras foi considerada a cor do momento. Mais: foi eleita pelo Pantone Color Institute, que fornece padrões de tonalidades para grifes de moda e de design, a cor de 2013. Tendo no nome a referência a uma pedra preciosa, é certo que o verde-esmeralda remete a luxo, glamour e sofisticação, mas, de acordo com o instituto, o “poder” dele vai além, ao unir beleza e elegância e ressaltar sensações positivas.

Associada a esperança, vida nova, crescimento, prosperidade, regeneração e cura, a cor chega em boa hora ao nosso cada vez mais veloz mundo contemporâneo. E leva sua exuberância para a moda, a beleza e a arte. Provas da força fashion dessa tonalidade são as aparições de ícones como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, as atrizes Angelina Jolie e Amanda Seyfried e a modelo Alessandra Ambrósio usando peças verdes.

De acordo com o maquiador Marcos Costa, a cor combina com diversos tons de pele. “O ideal é a mulher encontrar o verde que melhor se adapte à sua pele. As de pele clara ficam bem com o esmeralda e para as de pele mais escura são lindos os azulados. Porém, quando a maquiagem é equilibrada, dá para usar o esmeralda em todas, destacando somente uma área do rosto com ele”, ensina. O expert, porém, faz um alerta: “Conheço mulheres que ficam lindas com um look totalmente verde, do sapato à sombra. Para quem não tem tanta segurança, acho legal, por exemplo, usar um vestido verde e uma sombra ou delineador dessa cor com maquiagem neutra”.

O novo pretinho

Capaz de tornar qualquer produção mais elegante, sofisticada e moderna, o verde-esmeralda se tornou (e não é de agora) um dos queridinhos das celebridades, que apostam na tonalidade em vestidos justos ou esvoaçantes, bolsas, sapatos, joias esplendorosas e até nas unhas. A vantagem da cor está, justamente, em seu meio-termo, entre o claro e o escuro, podendo ser usada tanto agora, nos dias mais frios, quanto no verão. Uma versatilidade que nos remete ao bom e velho pretinho básico (às vezes não tão básico assim).

De olho nas clientes, famosas ou não, muitas grifes aderiram à tendência. Gucci, Giambattista Valli e Sportmax estão entre as que levaram a cor às suas passarelas. Outra marca que apostou no tom foi a Mulberry – um de seus vestidos, aliás, já foi usado por Kate Middleton.

Luxo verde

A ntenada com as tendências, a designer de joias Marina Khattar de Godoy destaca sua coleção Rocks, com peças especiais desenhadas a partir de pedras preciosas, como jade e nefrita. “Verde-esmeralda é a cor da esperança e o mundo está precisando de esperança”, diz a profissional, que selecionou brincos e pingentes com o tom do momento.

Foto: Dominique Torquato/AAN A design de joias Marina Khattar de Godoy apresenta peças da coleção Rocks elaboradas com pedras preciosas na cor verde-esmeralda

Na décor também

Queridinho da vez entre as fashionistas, o verde faz bonito também na decoração. “É uma cor que ilumina e está relacionada com a natureza. Sem contar que o verde não traz referência de gênero masculino ou feminino, é um tom democrático que combina com qualquer outro, o que o torna um grande curinga na decoração”, comenta a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão, que recentemente escolheu o verde-esmeralda para ser a cor predominante no banheiro do apartamento de uma cliente. “Além do mais, o verde está relacionado com cura, equilíbrio, harmonia. Acredito que a escolha para cor do ano foi perfeita”, diz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por