Edição deste ano do evento, lançado nesta quinta, anuncia mudanças para evitar confusões
A 13ª edição da Feira do Livro foi lançada em evento no Palácio Rio Branco (Sérgio Masson/AAN)
A 13ª edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto, de 6 a 16 de junho deste ano, será descentralizada. Não é a primeira vez que o evento vai usar os espaços do Parque Maurílio Biagi e Estúdios Kaiser de Cinema, mas, desta vez, os locais receberão uma programação mais robusta — já as atividades na Praça XV e na Esplanada do Theatro Pedro II serão reduzidas.
A feira foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (16), em cerimônia concorrida no Palácio Rio Branco.
As mudanças foram feitas após problemas registrados nas últimas edições — no ano passado, a polícia entrou em conflito com o público durante um show na Esplanada —, além das reclamações de frequentadores e moradores do Centro.
Com a nova divisão, as 652 atividades da feira serão realizadas em três palcos principais e mais outro oito espaços. No Centro, a principal novidade é a redução do espaço reservado à feira. Apenas a Praça XV e a Esplanada do Theatro Pedro II, além do próprio teatro, serão usados.
A Praça Carlos Gomes não terá mais estandes. Com isso, a Rua Visconde de Inhaúma não terá mais o trânsito interditado entre as Ruas Duque de Caxias e General Osório, o que era fonte de queixas de comerciantes e motoristas que trafegam pelo local.
No Parque Maurílio Biagi, serão concentradas as atividades reservadas a crianças e os shows. Serão quatro atrações principais: Baby do Brasil, Gilberto Gil, Diogo Nogueira e Elza Soares, sempre com abertura de artistas locais.
Para as crianças, outra novidade deste ano é a troca do cheque-livro pelo cartão-livro. Os alunos da rede pública receberão um cartão com “limite” de R$ 20 para gastar na feira. Quase 100 mil estudantes de Ribeirão e região serão beneficiados.
Para os Estúdios Kaiser, a organização reservou uma programação voltada aos jovens. “O problema era que os adolescentes estavam usando a feira como um footing, um ponto de encontro. Agora criamos uma agenda mais atrativa para eles nos Estúdios Kaiser”, disse Isabel Farias, presidente da Fundação Feira do Livro, que organiza o evento.
Toda a programação da 13ª Feira do Livro de Ribeirão está disponível no site da feira. A abertura, na noite do dia 6, no Theatro Pedro II, contará com uma Aula Espetáculo criada pelo escritor Ariano Suassuna, que reúne música, dança e literatura.