Motor Premium

Apimentado com estilo

Pé embaixo: Citroën C4 Lounge THP Flex injeta adrenalina num segmento em que os modelos costumam ser comportados

Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole
03/08/2015 às 14:53.
Atualizado em 28/04/2022 às 18:04
c4 (  Divulgação)

c4 ( Divulgação)

Tudo bem que sedãs sejam modelos, na maioria das vezes, associados a motoristas mais comedidos. Mas, como um pouco de adrenalina não faz mal a ninguém, no final do ano passado, a Citroën incluiu em seu portfólio uma versão flex do C4 Lounge THP. A aposta deu certo: o apimentado modelo se tornou o mais vendido da linha C4. É certo que o C4 Lounge com motor turbinado não é propriamente uma novidade – a versão THP a gasolina já vinha sendo vendida desde o lançamento da nova geração do sedã, no final de 2004. A vantagem, agora, além do fato de o consumidor ter a possibilidade de optar pelo combustível que mais lhe convier, é que o propulsor foi retrabalhado e ganhou dose extra de fôlego. Usando apenas etanol, a potência máxima do motor 1.6 Flex do C4 Lounge THP chega a 173 cavalos, oito a mais do que a versão anterior movida a gasolina. Já o torque máximo se manteve nos 24,5 kgfm e nas mesmas 1.400 rpm, independentemente do combustível utilizado. Os números de aceleração também reforçam a vocação esportiva do sedã, que leva 8,9 segundos para ir de 0 a 100km/h e alcança a velocidade máxima de 214km/h. Os ajustes mecânicos do modelo incluem, ainda, uma transmissão automática de seis marchas mais moderna e que teve relação final alongada, para reduzir o consumo de combustível. O resultado é um conjunto afinado, em que motor e câmbio funcionam em perfeita sintonia, proporcionando arrancadas firmes, boas retomadas e um comportamento linear no asfalto. Para completar, a suspensão tem regulagem específica para as condições do piso brasileiro, absorvendo irregularidades sem comprometer o equilíbrio do carro. Até porque, no caso de algum ato falho do motorista, o controle de estabilidade entra em ação e corrige a trajetória do carro. Elegante por fora e por dentro Independentemente do motor que leva debaixo do capô, o C4 Lounge é um carro estiloso, que se destaca na paisagem pelas formas modernas e bem esculpidas. A dianteira é imponente, com vincos acentuados no capô. A grade é harmoniosa e os frisos cromados de um farol ao outro ajudam a dar um toque de elegância ao conjunto. Do lado de dentro, o sedã também causa boa impressão. O painel é revestido com material emborrachado e os confortáveis bancos de couro da versão Exclusive reforçam a atmosfera de requinte. Com distância entre-eixos de 2,71 metros, o C4 Lounge THP se equipara aos sedãs médios da concorrência e permite que passageiros com maior estatura se acomodem no banco de trás sem roçar o joelho no encosto da frente. O porta-malas acomoda 450 litros de bagagem e pode ser expandido com rebatimento do banco traseiro. Sedã turbinado é completão A lista de itens de série da versão Exclusive é bastante extensa. Além do câmbio automático sequencial de seis velocidades, a configuração de topo do C4 Lounge já vem de fábrica com ar-condicionado automático digital duas zonas, central multimídia com CD/MP3 e comandos no volante, GPS e tela colorida de sete polegadas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis de xênon direcionais, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, soleiras cromadas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com indicação gráfica e sonora, câmera de ré, sistema de keyless e botão start/stop para dar a partida. Quanto custa?R$ 86.115

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por