PAPA BENTO

Aparecida e Campinas lamentam renúncia

Arquidiocese de Campinas divulgou nota oficial em seu site comentando decisão do religioso

Jussi Ramos e Douglas Fonseca
11/02/2013 às 12:50.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:59
Bispo Darci (Divulgação)

Bispo Darci (Divulgação)

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, monsenhor Darci Nicioli, lamentou nesta segunda-feira (11) a decisão do Papa Bento XVI de renunciar ao cargo.

“A decisão do santo papa está prevista no direito canônico. Nós recebemos a renúncia com dor no coração e aceitamos.”, afirmou.

O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), dom Raymundo Damasceno, disse “ que foi pego de surpreso e que ainda não havia recebido nenhum comunicado oficial do Vaticano”. “Vamos aguardar as orientações da Igreja”, completou.

O Papa anunciou sua decisão hoje durante o consistório para a canonização de dois mártires, que irá renunciar o pontificado em 28 de fevereiro. Em comunicado, Bento XVI diz estar totalmente consciente do seu gesto, mas vai deixar o cargo devido à idade avançada, e por “não ter mais forças” para exercer o cargo.

A renúncia é um fato histórico para a Igreja Católica. Bento XVI é o segundo papa a renunciar, depois de Gregório XII (1406-1415) que abdicou do cargo aos 88 anos.

Segundo o Vaticano, o novo papa deve ser escolhido até o final de março para as festas de Páscoa da Igreja Católica.

Brasileiros

O monsenhor Nicioli afirmou que todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos ao novo cargo. Entre os brasileiros, poderiam estar dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que completa 76 anos no próximo dia 15 de fevereiro, dom Cláudio Hummes, de 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo, dom João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma, e dom Geraldo Majella Agnelo, 79 anos, atual arcebispo de Salvador (BA).

O Papa Bento XVI esteve em Aparecida em maio de 2007. Ele celebrou missa no Santuário Nacional e participou da missa de canonização de frei Galvão, em Guaratinguetá. Ele também era aguardado para a Jornada Mundial da Juventude prevista para ser realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013.

Campinas

A Arquidiocese de Campinas divulgou, em seu site oficial durante a manhã desta segunda-feira (11), uma nota na qual afirma que recebeu com surpresa o anúncio da renúncia do Santo Padre, o Papa Bento XVI. A Arquidiocese afirma que o religioso teve grandiosidade em sua humilde decisão ao renunciar ao mais alto cargo da igreja católica.

Bento XVI anunciou durante a manhã que iria deixar sua função no dia 28 de fevereiro deste ano. A notícia surpreendeu todo o mundo que não esperava o posicionamento do religioso que não aparenta nenhuma dificuldade ao exercer a função para a qual foi eleito em 2007.

O Vaticano se pronunciou no sentido de eleger um novo Papa ainda no mês de março e antes da Páscoa, no entanto, nenhum nome foi sondado pela Igreja para substituir Bento XVI.

Veja abaixo a nota da Arquidiocese de Campinas:

Recebemos, com grande surpresa, o anúncio do Santo Padre indicando sua renúncia ao comando da Igreja em 28 de fevereiro próximo. Reconhecemos a grandiosidade na humilde decisão de renunciar e, mesmo tristes, nos irmanamos à ele. Convidamos toda a arquidiocese para estar em comunhão com o Santo Padre nesse momento em que a Igreja mais precisa do seu Pastor. Confiantes no Espírito Santo, que sempre conduz a Igreja de Cristo, oremos pelo Papa e seu imediato sucessor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por