Empresários reclamam do descaso da Telefonica Vivo e dos prejuízos acumulados nos últimos 5 dias
Moradores e comerciantes da Avenida Marechal Carmona, na Vila João Jorge, estão sem telefone e internet há cinco dias devido ao rompimento de cabos. A caixa da Telefonica Vivo, localizada na altura do número 700 da avenida, está destruída. Nesta segunda-feira (10) à tarde, técnicos da empresa tentaram resolver a pane, mas não conseguiram porque, segundo eles, o problema está nos cabos subterrâneos. O prejuízo para os comerciantes da região é grande, uma vez que parte deles trabalha com serviços de delivery e vendas por telefone.
Elis Regina Godoi Dutra, proprietária de uma pizzaria delivery instalada há cinco anos na avenida está preocupada. “Minhas duas linhas estão inoperantes desde quinta-feira. Passei o fim de semana todo sem telefone. Minhas vendas caíram mais de 60% e tive que dispensar todos os meus motoboys e o segurança. Tenho funcionários e fornecedores para pagar e não sei quando vou conseguir o dinheiro. A gente entra em contato e ninguém dá atenção. Eles só dizem que têm 48h a partir da reclamação. É muita falta de respeito e de consideração”, reclamou.
O empresário Thiago Carvalho, proprietário de uma autopeças da avenida, diz que já perdeu 50% das vendas. “Tenho cinco linhas na loja que juntas recebem cerca de 300 ligações diariamente e nenhuma delas está funcionando. Metade das minhas vendas é por telefone. Quem vai arcar com o prejuízo? Já faz mais de um ano que estamos com problemas nas linhas”, disse.
O dentista Edson Tin tem mais de três protocolos com reclamações feitas à Telefonica Vivo que nunca tiveram retorno. O primeiro deles foi registrado em 5 de novembro do ano passado. “A gente liga para reclamar e eles demoram para vir checar o problema. Quando vêm, eles mexem nas caixas e acabam complicando ainda mais. Está uma vergonha, uma falta de respeito com os consumidores que pagam suas contas em dia”.
O empresário Edney Chadad Senise também está com problemas nas linhas. “Minhas vendas caíram pela metade, meus clientes não conseguem me ligar”, disse. Os comerciantes planejam entrar com uma ação contra a empresa para pedir indenização referente aos problemas constantes que vêm enfrentando com as linhas.
Em nota, a Telefônica Vivo informou que “clientes da empresa no endereço citado podem ter encontrado dificuldades na utilização do serviço de telefonia fixa, devido a rompimento de cabos, causado por vandalismo”. A empresa ressaltou que “assim que o problema foi detectado a companhia mobilizou equipes técnicas para normalizar a situação no menor prazo possível. O restabelecimento do serviço está sendo gradual. Todos os clientes afetados serão ressarcidos pelo período em que o serviço apresentou problema”.