PIRACICABA

Aos 75 anos, Aeroclube batiza mais um avião

Aniversário do Aeroclube é comemorado em grande estilo; local forma 300 pilotos por ano

José Ricardo Ferreira
ricardo.ferreira@gazetadepiracicaba.com.br
26/04/2013 às 21:25.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:32

Amaral Capranico, da Brigada de Incêndio, batiza a aeronave bi-motor Seneca (Del Rodrigues/AAN)

O Aeroclube de Piracicaba batizou, ontem, sua oitava aeronave para aulas de voo. Trata-se de um modelo bi-motor Seneca (PT-IHE) fabricado pela Pifer em 1978, nos Estados Unidos. O Aeroclube fez 75 anos nesta sexta-feira (26) e comemorou a data com o batismo.

Na pista, o caminhão da Brigada Municipal de Incêndio jorrou água na aeronave.

O avião tem seis lugares e 400 HPs de potência nos dois motores. Sua velocidade é de 150 nós (cerca de 280 km/h) e tem autonomia de quatro horas e meia de voo. Também navega por instrumento. Armazena 465 litros de combustível.

O fato deste avião ter 35 anos não significa que seja ultrapassado. A cada duas mil horas o motor passa por manutenção. A aeronave batizada ontem também está liberada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voos em todo o Brasil.

Segundo o presidente do Aeroclube e piloto há 35 anos, Fernando do Valle Pavan, o Seneca passou por manutenção em uma oficina homologada pela Anac em Americana. "Um avião tem um processo de mecânica, de documentação e de manuais muito sério. Um avião é seguro por conta desses cuidados", afirmou Pavan.

O avião aterrissou no aeroporto às 16h50. Levou oito minutos para chegar de Americana. No comando estava o piloto Giácomo Bazzo Neto, vice do Aeroclube, acompanhado de Pavan e Felipe Reis, diretor.

Uma aeronave dessas está orçada em R$ 350 mil. Ela acumula 6 mil horas de voo.

Cursos

O Aeroclube oferecerá novos cursos esse ano de aviação agrícola, comissário de bordo e o de mecânica de aeronaves. Uma oficina própria começa a funcionar em maio no aeroporto.

Nos últimos anos as empresas aéreas estão abrindo vagas e a tendência é que a demanda por profissionais aumente com os adventos da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, no Rio. "Alunos de todo o país nos procuram”, disse Pavan citando origens como Curitiba (PR) e Manaus (AM). “Nosso Aeroclube tem uma longa tradição na formação de pilotos", frisou.

Anualmente são 300 alunos que passam pelo Aeroclube para aprender a pilotar ou se reciclar. A procura por esse tipo de formação aumentou cerca de 50% nos últimos cinco anos, segundo Pavan.

Uma aula tem um custo médio de R$ 290 a hora de voo. Para chegar a se tornar 'top' no ramo de pilotagem são necessários, no mínimo, cinco anos de cursos e muitas horas de voo.

O Aeroclube oferece cursos de PP (Piloto Privado), PC (Piloto Comercial), MLTE (Multimotor) e IFR (Voo por Instrumentos). As aulas práticas de voo comercial, por exemplo, exigem no mínimo 150 horas de voo mais 20 horas para usar os instrumentos. "Um brevê é a 'carteira' do avião. Para pilotar é preciso ser muito profissional. Não é simples como dirigir um carro. Há muitas leis e leituras complexas de manuais", disse Pavan.

Um piloto também precisa saber inglês, pelo menos o referente ao meio técnico de pilotagem.

O Aeroclube local conta com alojamento, 10 instrutores de voo (vai aumentar para 16), 12 na área teórica, um pedagogo e curso de inglês técnico. "O Brasil precisa de mais aviões no ar”, declarou Pavan. O Aeroclube tem ainda paraquedismo e voo panorâmico.

“Esse avião chegou e já tem aluno esperando pela aula”, disse o gerente do Aeroclube, Roque Pedrozo. “Quem faz um curso privado pode pilotar apenas como hobby”, contou. O registro remunerado é da formação comercial em diante.

O Aeroclube se localiza próximo à Escola Superior de Agricltura Luiz de Queiroz, no Aeroporto Comendador Pedro Morganti. Mais informações pelos telefones: (19) 3433-1671 e 3433-4927 e o site www.aeroclubedepiracicaba.com.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por