Maria da Glória, que sonha com um imóvel, inscreveu-se em programa habitacional da Cohab
Maria da Glória, 102 anos, tem esperança de morar em casa própria (Gustavo Tilio/Especial para RAC)
A aposentada Maria da Glória Eufrásia Souza de Oliveira é um exemplo de que sempre há tempo para investir e acreditar nos sonhos. Aos 102 anos, ela se inscreveu no cadastro de interessados em moradia da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab) e aguarda confiante a concretização do seu desejo. Viúva e mãe de 16 filhos, ela mora com a caçula no Parque Valença 2 e diz que nunca teve uma casa própria. Segundo a família, apesar da idade, ela quer ser independente e ter um canto para chamar de seu.
Mineira de nascimento, da cidade de Santana do Deserto, Maria da Glória adotou Campinas há mais de 40 anos. Sempre teve o sonho de ter uma casa própria, mas os parcos recursos financeiros não lhe permitiram. Segundo a filha caçula Fátima Aparecida de Oliveira, de 53 anos, a mãe sempre trabalhou na roça e foi dona de casa e nem quando o marido era vivo conseguiu ter a propriedade.
A ideia de correr atrás do sonho agora nasceu das propagandas que a idosa via na televisão sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. “Ela via a propaganda política e dizia que queria ganhar uma casinha. De tanto falar, o meu tio resolveu ir atrás e cadastrar ela”, afirma o neto Ednaldo da Silva. Na última sexta-feira, com a documentação em mãos, ela procurou a Cohab, acompanhada do filho Walcy de Oliveira. “Se Deus quiser vou ser sorteada logo”, diz.
Dona Maria da Glória já faz planos para quando receber a casa e diz que não pretende morar sozinha. “Vou morar com um filho ou um neto para não ficar só. Porque a gente precisa. Um olha o outro”, diz. Mas a casa será organizada do seu jeito e terá muitas plantas. “Com vida e saúde, gosto de estar mexendo nas coisas e gosto muito de plantas.” No próximo dia 2 de abril, a aposentada completa 102 anos oficialmente, mas na verdade vai fazer 103 anos. Segundo os filhos, o seu registro está com um ano de atraso. A família planeja realizar uma grande festa na data.
Cohab
Atualmente existem dois programas habitacionais vigentes em Campinas, que são o Programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal, e o Programa Casa Paulista, em parceria com o governo estadual. Maria da Glória, como os demais interessados em participar do sorteio, terá a documentação avaliada para ser incluída nos programas habitacionais do município. Todas as pessoas interessadas em obter moradia em Campinas devem se cadastrar na Cohab-Campinas, na Avenida Faria Lima, 10, no Parque Itália. A lista com todos os documentos necessários para se inscrever está no site www.cohabcp.com.br.