SAÚDE

Andradina declara estado de emergência por dengue

Cidade tem registro de quase 3 mil casos confirmados de dengue neste ano

Willians Menani
07/05/2013 às 16:43.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:16
Funcionários da Prefeitura de Andradina em ação no combate à dengue (Divulgação)

Funcionários da Prefeitura de Andradina em ação no combate à dengue (Divulgação)

A Prefeitura de Andradina, na região de Araçatuba, decretou nesta terça-feira (7) estado de emergência devido ao registro de quase 3 mil casos confirmados de dengue neste ano. Uma mulher de 33 anos morreu de dengue hemorrágica na cidade no último dia 16 de abril.

O decreto agiliza o processo de contratação de efetivo para o combate do mosquito transmissor da doença e facilita a urgência de atendimentos. A iniciativa também autoriza as equipes de Controle de Vetores a entrarem em imóveis particulares fechados ou abandonados para combater os focos de risco. O decreto tem a validade de 180 dias, podendo ser prorrogado.

Andradina vive uma epidemia da doença com 2.982 casos. De acordo com a secretária de Saúde do município, Cássia Miguel, o número de doentes está aumentado expressivamente e as unidades básicas de saúde necessitam de mais profissionais para realizarem a assistência primária com atendimento médico, realização de exames, internações e outros procedimentos na rede pública.

A Secretaria já dobrou o número de médicos no Pronto Socorro Municipal. “Tudo o que temos feito não está sendo suficiente para erradicar e coibir a proliferação do mosquito transmissor e por isso a necessidade da contratação de maior número de recursos humanos para a área da saúde e intensificação das campanhas”, explica.

Nos últimos dois meses, a Divisão de Fiscalização do município realizou 420 notificações em imóveis fechados e aplicou 51 multas. Num esforço conjunto entre as secretarias municipais, servidores já foram remanejados para ampliar a ação de combate ao mesmo tempo em que as campanhas de conscientização chegam a todos os bairros da cidade. Equipes estão atuando também em eventos e feiras livres para conscientizar a população sobre a importância de cada um fazer o combate em suas próprias casas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por