Documentário descreve Trump como um 'narcisista maligno'

Publicado 01/09/2020 14:10:02 - Atualizado 01/09/2020 14:03:57

AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é um "narcisista maligno", diz um documentário americano com base em entrevistas com psicólogos, que falam dos perigos deste tipo de personalidade.

"Unfit: The Psychology of Donald Trump", disponível a partir desta terça-feira na internet para acompanhar a demanda em uma dezena de plataformas, nega qualquer motivação política disfarçada por trás de sua produção, em um momentos em que os Estados Unidos estão no meio da campanha para as eleições presidenciais de 3 de novembro.

Os psicólogos entrevistados no documentário afirmam ter o dever médico de alertar à opinião pública dos EUA sobre a saúde mental de Trump.

Segundo um deles, John Gartner, o presidente de Estados Unidos manifesta claramente quatro sintomas-chave do narcisismo maligno, o tipo de personalidade "mais destrutiva": paranoia, narcisismo, comportamento antissocial e sadismo.

"Esses tipos de líderes surgem ao longo da história e sempre são extraordinariamente perturbadores", disse Gartner à AFP, afirmando que figuras tão sinistras como Hitler, Stalin e Mussolini foram diagnosticadas com a mesma personalidade.

"Isso não quer dizer que [Trump] seja tão mau como Hitler ou que seja o equivalente a um Hitler", destacou o psicólogo, "mas ele tem o mesmo diagnóstico que Hitler".

Além de psicólogos, o documentário também entrevista advogados, historiadores, ex-agentes de inteligência e ex-assessores do presidente.

amz/bfm/leg/mc/pz/ll/rsr/aa


Escrito por:

AFP

RECOMENDADAS