Pulsante aos 246 anos

Por

Com uma população de 1,2 milhões de habitantes e sede de uma região metropolitana composta de 20 municípios que formam um complexo urbano de perfil socioeconômico diversificado, Campinas chega aos 246 anos com um dos mais altos níveis de qualidade de vida se comparado a outras regiões do País. A cidade prima também por oferecer serviços de excelência em todas as áreas. Este especial de aniversário, comemorado em 14 de julho, traz alguns dos exemplos de pioneirismo e inovação no atendimento à população local e regional.
Clínica Camila Dutra
Com tecnologia de ponta, clínica celebra 18 anos e acompanha o desenvolvimento de Campinas com avanços na área odontológica
A Clínica Camila Dutra completa 18 anos de existência e sua história entrelaça bem com o desenvolvimento de Campinas. No decorrer destes últimos anos, a odontologia sofreu uma grande evolução em todas as áreas, com grande modernização de técnicas, materiais e até mesmo o surgimento de novas especialidades. “Desde o início, assumimos o compromisso de estar constantemente atualizados para oferecer o que há de melhor e moderno. Como Campinas é um dos polos mais importantes de tecnologia do Brasil, isso possibilita uma rápida interação com todas as atualizações”, diz a cirurgiã-dentista e dona da clínica que leva seu nome.
Estar localizada em uma das metrópoles nacionais é motivo de orgulho e motivação para o desenvolvimento contínuo da clínica. “A cidade mescla muito bem essa modernidade, agitação e acontecimentos de uma metrópole com um ar aconchegante”, comenta Camila. É assim também que a clínica visa trabalhar em seus atendimentos: associar a mais alta tecnologia existente na odontologia com um atendimento humanizado e acolhedor. Junção que garante qualidade aos mais de 9.300 pacientes atendidos por todo o corpo clínico.
 
 
“Nós assumimos o compromisso de entregar o melhor, e é isso que fazemos com todos os nossos pacientes. Nos atualizamos, trazemos as melhores técnicas e materiais sem nunca esquecer do nosso objetivo central que é cuidar”, diz a cirurgiã-dentista. Ela destaca ainda que se sente muito feliz por proporcionar a excelência aos campineiros e orgulhosa por construir toda sua trajetória pessoal e profissional na cidade. “Campinas é, sem dúvida, uma cidade moderna, dinâmica e acolhedora. Um solo fértil para o desenvolvimento de uma clínica com todos os ideais como o nosso”, diz a profissional. A clínica fornece todos os tratamentos da odontologia; cuida de toda a família, desde as crianças até os idosos. “Oferecemos a excelência para promover a saúde e a qualidade de vida aos campineiros”, completa Camila.
Onde?
Rua Cônego Nery, 477, Jardim Guanabara, Campinas
Tel: (19) 3242-0181
MUST University
Universidade americana oferece cursos em português, inglês e espanhol com diploma reconhecido no Brasil
A MUST University é uma Universidade Americana licenciada pela Comissão de Educação Independente (CIE) do Departamento de Educação da Flórida, sob a licença 5593, com sede na cidade de Boca Raton no sul da Flórida, Estados Unidos.
Fundada em 2017 pelo professor Antonio Carbonari Netto, a universidade oferece cursos na modalidade EaD (100% on-line) em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Para dar suporte e apoiar todos os alunos que residem no Brasil no processo de aprendizagem e reconhecimento do diploma americano no Brasil, a MUST University tem um escritório de representação oficial em Campinas no Spot Galleria, anexo ao Galleria Shopping.
A MUST University oferece no Brasil programas de mestrado com nível stricto sensu nas seguintes áreas: Negócios Internacionais, Gestão de Cuidados da Saúde, Tecnologias Emergentes em Educação e Administração de Empresas com ênfase em: Finanças, Recursos Humanos, Marketing Digital ou Tecnologia e Segurança Cibernética.
Carbonari destaca que atualmente é primordial que os profissionais se atentem para as profissões do futuro. “Apenas assim será possível manter-se ativo no mercado e conquistar resultados positivos na carreira. Deve-se ter em mente que o mundo está em constante movimento e será preciso se atualizar para ter sucesso em um universo cada vez mais competitivo. A MUST University oferece essa oportunidade aos brasileiros por meio dos programas de mestrado oferecidos on-line. Acreditamos que a partir de agora o ensino on-line não será mais uma opção e sim solução”, destaca.
O professor faz referência a Campinas por se sentir como parte do crescimento e evolução da cidade. “Nos enche de orgulho fazer parte do crescimento e da evolução de Campinas. Meus cumprimentos pelos 246 anos acolhendo essa população guerreira. Vamos juntos acreditar no poder transformador das pessoas através da educação”, afirma Carbonari.
Onde?
Central de Atendimento no Brasil
WhatsApp: (19) 99361-4648
Residencial Recanto Di Maria
Empreendimento aberto este ano no Taquaral faz com que o idoso se sinta em casa
Inaugurado em Campinas no primeiro semestre deste ano, o Residencial Recanto Di Maria é uma casa de repouso de longa permanência voltada ao público idoso e já possui uma ligação especial com a história de Campinas. O empreendimento tem como objetivo fazer o idoso se sentir em casa, possui 11 acomodações permanentes e tem como propósito trazer conforto e relacionamento próximo aos hóspedes de Campinas e região.
“Campinas representa modernidade no estado de São Paulo. É um ponto de convergência do conhecimento, possuindo universidades renomadas, pelo seu polo industrial e econômico pulsante e pela qualidade de vida que proporciona aos seus habitantes”, destaca Eduardo Suzuki, gerente da casa.
O Residencial Recanto Di Maria oferece uma estrutura de convívio aconchegante, com amplo espaço dedicado a atividades diárias ao idoso. Contando com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e cuidadores para dar melhor qualidade de vida aos idosos.
“Temos atividades de fisioterapia e terapia ocupacional, que estimulam a socialização e contribuem para recuperação ou a manutenção das funções motoras e cognitivas do idoso”, pontua Eduardo.
O Residencial Recanto Di Maria, oferece outros serviços como creche de idosos, além de hospedagem por temporada, que estão momentaneamente suspensos devido à Pandemia do Covid-19.
Onde?
Rua Fernão Lopes, 1.290 - Taquaral, Campinas
Tel: (19) 3241-5489
Arquivo Novo - Office & Design
Loja celebra 20 anos com soluções corporativas inovadoras ao mercado com produtos diferenciados
Campinas pode ser comparável hoje em dia a grandes capitais do País no que diz respeito a projetos mobiliários. A cada ano chegam à cidade lojas consagradas regional ou nacionalmente no ramo, sem contar aquelas que estão há décadas no mercado e mantêm clientela satisfeita e fidelizada. Como é o caso da loja de móveis corporativos Arquivo Novo - Office & Design. Este ano, a empresa completou 20 anos e, desde o início, oferece soluções corporativas inovadoras ao mercado com produtos diferenciados. “Por ser uma região de muitas indústrias e centros de tecnologia, o mercado de Campinas sempre teve uma necessidade grande de mobiliário e de projetos mais bem elaborados, dos quais tivemos e ainda estamos tendo grande participação, com o fornecimento e execução de toda infraestrutura com pisos, mobiliário corporativo, decorativo, mobiliário especial de marcenaria e planejados”, diz um dos sócios da loja, Wilians Requena.
Para atender melhor aos clientes devido à pandemia do novo coronavírus, foram criados espaços de home office, com mobiliários soltos ou planejados. Nestas duas décadas, junto com a cidade, a loja acompanhou as mudanças dos equipamentos de escritórios. “Antigamente, os escritórios apresentavam-se sempre em salas individuais e agora socializaram os departamentos, tendo compartilhamento de espaços, humanização dos escritórios, isso também contribuiu para outra mudança no mobiliário”, diz a outra sócia, Lilian Requena. Neste tempo, surgiram as plataformas de trabalho, espaços coletivos, espaços de convivência, lounges nas empresas, áreas de integração e cabines específicas para uso de telefone. “Os escritórios ficaram sem privacidade. e hoje estamos na expectativa do que será o novo formato de empresas ou escritórios. Nossos produtos possuem laudos que atendem à legislação em relação à ergonomia e conforto, e trabalhamos sempre com fabricantes que estão antenados em qualquer mudança no mercado e acompanham as tendências ditadas nas feiras mundiais”, completa Lilian.
Onde?
Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 1.612 - Nova Campinas
Tel: (19) 3295-3066
Mega Engenharia
Empresa nasceu em Campinas há 23 anos e hoje atua com tecnologia de ponta em nível nacional
A Mega Engenharia é uma empresa que nasceu em Campinas há 23 anos e atua na construção civil, especificamente no reforço de fundações. Foi na cidade que a empresa cresceu, se consolidou, ganhou confiança e credibilidade dos clientes. “Campinas produz e gera muitos negócios, temos muito orgulho de estarmos inseridos nessa metrópole. Hoje podemos dizer que já trabalhamos em boa parte dos bairros da cidade, tanto para as áreas residenciais quanto para as áreas empresariais. E temos também muito orgulho de ser uma empresa campineira que atua regionalmente e nacionalmente”, afirma o proprietário da Mega Engenharia Alexandre Martinez da Costa.
O empresário ressalta que a Mega alia qualidade, tecnologia e tradição na execução de estacas tipo mega/reação. O reforço é utilizado em reformas e ampliações, na recuperação da fundação de construções mais antigas e também, em construções mais recentes que venham apresentar alguma anomalia, piscinas, muros, prédios, residências, caixas, entre outros. “O principal sintoma dessa situação é o aparecimento de trincas em lajes, pisos e em paredes, geralmente a 45 graus. A dificuldade de abrir portas e janelas subitamente também pode indicar recalque de fundação”, diz.
O recalque pode ocorrer em função da infiltração de água pluvial, do vazamento de esgoto ou água, da variação do lençol freático e até mesmo do subdimensionamento da fundação executada. “Por isso é tão importante a avaliação de um profissional qualificado”, diz.
A Mega Engenharia prima por um serviço rápido e sem a necessidade da desocupação do imóvel. “Por envolver a segurança e estabilidade das construções, mesmo neste atual cenário de pandemia, as obras continuam sendo executadas com rígido e especifico protocolo de segurança”, destaca Alexandre.
Onde?
Tel: (19) 3234-1890
Laboratórios DMS Burnier
Estrutura moderna e tecnologia de última geração estão presentes nas unidades que priorizam o atendimento humanizado
Mais de mil clientes por dia passam pelas unidades dos Laboratórios DMS Burnier, referência em análises clínicas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Com quase 40 anos de experiência, o laboratório alia tradição e inovação com o objetivo de garantir precisão nas análises clínicas e laboratoriais. A estrutura moderna e os equipamentos de última geração do DMS Burnier estão presentes em sete cidades da região - Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Instalado em uma área de 1.000 m² em Valinhos, o Núcleo Técnico Operacional (NTO) DMS Burnier foi projetado dentro de padrões internacionais para a realização de exames laboratoriais, com alta capacidade de processamento de análises. O padrão assegura um rígido controle de qualidade, que segue as exigências e normas de segurança da Anvisa (Agência Nacional de Segurança Sanitária) e é garantido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) com (Nível III – Excelência em Gestão).
“O fato de estarmos situados em um polo de alta tecnologia, como é o de Campinas, nos impulsiona a investir cada vez mais em inovação com o objetivo de garantir a máxima segurança nos resultados e assim de estar à altura da cidade que tão bem nos acolheu”, afirma Raquel Lima, diretora de marketing dos Laboratórios DMS Burnier.
São mais de 220 colaboradores comprometidos com o atendimento de qualidade de resultados de confiança. A equipe de enfermagem experiente e especializada desde o atendimento pediátrico até o geriátrico em qualquer uma das unidades reforça o time técnico multidisciplinar composto por médicos, biomédicos, bioquímicos, biólogos, farmacêuticos, técnicos, engenheiros de produção, administrativo e apoio, em constante atualização científica, continuamente submetidos a treinamentos internos e externos.
“O respeito no relacionamento e a excelência no atendimento tem início desde a sua chegada à unidade, no atendimento personalizado até a entrega dos resultados. Buscamos sempre a humanização dos nossos serviços. Aliado a isso, procuramos oferecer a mais moderna tecnologia de ponta, sempre focados na confiança dos nossos clientes, com um trabalho baseado em inovação, excelência e responsabilidade, garantindo qualidade, segurança e eficácia nos resultados, pois para nós a Vida é o Melhor dos resultados”, ressalta a diretora de marketing.
A alta tecnologia do Núcleo Técnico Operacional (NTO) também garante que os Laboratórios DMS Burnier ofereçam serviços ágeis e seguros como o DMSHOJE, que fornece resultados no mesmo dia. No atendimento, a tecnologia permite, por meio de uma assessoria médica, que o cliente tire dúvidas com relação ao resultado de qualquer exame. O resultado é disponibilizado pela Internet ou em qualquer uma das unidades de atendimento.
Onde?
Site: https://www.dmsburnier.com.br/
Instagram: @laboratóriodmsburnier
Tel: (19) 3829-5370
Grupo Surgical
Equipe presta atendimento cirúrgico de urgência e emergência e oito hospitais da cidade
O Grupo Surgical, responsável pelo atendimento cirúrgico de urgência e emergência em oito hospitais de Campinas e região, está inovando no setor de saúde, implementando programas e medidores de qualidade, certificações e pesquisas de satisfação do cliente. Em várias iniciativas, o grupo foi pioneiro na área em que atua. O motivo para este trabalho é bem simples: garantir ao cliente que ele está nas mãos de profissionais qualificados e preocupados com a qualidade do trabalho que oferecem.
Desde que foi fundado, em 2013, o Grupo Surgical entende que o paciente está cada vez mais exigente, até porque, com o crescimento da internet, tem acesso a muitas informações sobre a qualidade de um profissional ou de um serviço de saúde. “Nós fomos o primeiro grupo do País especializado em cirurgia de urgência e emergência. Já nascemos com o compromisso de oferecer um serviço de excelência, até para suprir uma deficiência da nossa região. Desde o início, priorizamos a escolha de profissionais bem qualificados e comprometidos, implantamos programas de atualização e reuniões periódicas para discutir o nosso trabalho e casos, mas sentimos necessidade e comprovar isso, de uma maneira bem profissional”, afirma o CEO do Grupo e responsável técnico, Bruno Pereira, que também é cirurgião de trauma, urgência e emergência, e conta com uma equipe de 13 cirurgiões.
O pioneirismo e a inovação que marcam a história de Campinas também fazem parte da formação do Grupo Surgical que, favorecido pela vocação da cidade, começou a dar passos mais largos. Implantou as metodologias Lean e Six Sigma, muito utilizadas em empresas, e conseguiu reduzir em até 50% o tempo de atendimento dos pacientes e a fila de espera por cirurgias. “Fomos o primeiro grupo de cirurgia do mundo a implantar essas metodologias. Também conseguimos melhorar o fluxo no centro cirúrgico e otimizar o tempo de sala de cirurgia, traduzindo esta medida em maior número de cirurgias com o mesmo ou menor recurso”, afirma Pereira.
Paralelamente a este trabalho, o Grupo conquistou importantes selos de qualidade, certificados pelo INMETRO e auditados pela ALC (América Latina Certificações): ISO 9001 e ISO 45000. “Somos os primeiros a ter este tipo de selo na cirurgia. O paciente tem garantia de qualidade. Conseguimos uma padronização do nosso trabalho”, reforça Pereira.
Neste ano, o Grupo Surgical decidiu medir o resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo desses sete anos, através da pesquisa NPS (Net Promoter Score), realizada nas suas três frentes de trabalho: o paciente, os gestores dos planos de saúde e os gestores dos hospitais em que atuam. Na primeira etapa da pesquisa NPS, os resultados foram muito positivos. “Conseguimos a média 86, muito acima da média dessa pesquisa nos serviços de saúde dos Estados Unidos, que, em 2018, foi de 62”, comenta.
Cirurgia bariátrica
Especialista na área, Admar Concon diz que procedimento é um dos tratamentos com melhores resultados
Com o crescimento da obesidade, que, atualmente atinge 19,8% da população brasileira, segundo pesquisa Vigitel, os tratamentos cirúrgicos e endoscópicos para a perda de peso são cada vez mais procurados. Para se ter uma ideia, em oito anos, houve um aumento de 84,73% no número de cirurgias bariátricas realizadas no País, saltando de 34.629, em 2011, para 63.969 procedimentos, em 2018, o maior número registrado até hoje, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
De acordo com o cirurgião bariátrico e médico endoscopista Admar Concon Filho, as pessoas costumam buscar por este tipo de tratamento depois que tentam, sem sucesso, alternativas convencionais, como dietas e tratamentos com medicamentos. “De forma geral, a cirurgia bariátrica é um dos tratamentos com melhores resultados porque, além da perda de peso, proporciona uma mudança metabólica que causa uma melhora significativa nas doenças causadas pela obesidade”, explica. No entanto, uma das exigências para a indicação de cirurgia bariátrica é o Índice de Massa Corpórea (IMC), que precisa ser superior a 40 ou acima de 35, desde que o paciente tenha comorbidades causadas pelo excesso de peso.
“Diante desse cenário, os tratamentos endoscópicos acabam sendo uma opção para quem tem IMC a partir de 30 e, portanto, não possui indicação para bariátrica. Para esses pacientes, há duas opções: o balão intragástrico e a endossutura endoscópica, que é uma redução do estômago por endoscopia”, comenta. Menos invasivos, esses procedimentos ajudam o paciente a ter uma sensação de saciedade precoce, apesar de uma ingestão menor de alimentos. Ambos proporcionam uma perda de peso de cerca de 20% comparado ao inicial.
Concon atua em Valinhos, mas tem uma ligação muito forte com Campinas. Formado em 1985 pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o cirurgião destaca a importância da cidade em sua formação escolar e trajetória profissional. “Tenho um carinho muito especial por Campinas. Desde a pré-escola estudei na cidade, fiz o colegial na Escola de Cadetes e depois a faculdade na Unicamp. Além disso, já trabalhei na Casa de Saúde, no Hospital Vera Cruz e hoje a maioria dos meus pacientes é de Campinas”, ressalta o médico, presidente do Hospital e Maternidade Galileo, de Valinhos.
Oncocamp
Clínica especializada em oncologia aconselha os doentes a não deixaram de se cuidar durante a quarentena
O mundo vive tempos difíceis por conta da pandemia do novo coronavírus que de forma quase inédita está presente nos quatro cantos do planeta. No dia 14 de julho, Campinas completará 246 anos. Mas em 1889 já enfrentou o surto de febre amarela que dizimou uma parte da população. Agora, a cidade enfrenta essa enorme crise sanitária que continua a ceifar vidas.
No dia 9 passado foi comemorado o Dia do Oncologista, profissional que sempre esteve à frente do combate de uma das mais letais doenças que afetam todos os níveis da população. A Oncocamp segue atendendo e cuidando dos pacientes oncológicos que devem continuar seguindo seus tratamentos, sem deixar de seguir as orientações para tentar evitar o contágio do coronavírus.
O oncologista Juvenal Antunes aconselha os portadores da doença. “Manter o distanciamento social na medida do possível, evitar sair de casa sem necessidade, lavar muito bem as mãos e os punhos, usar álcool em gel, evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas de um quadro viral, evitar aglomeração em ambientes fechados, não cumprimentar as pessoas com beijos, abraços apertos de mão”, comenta o especialista.
A oncologista Alice Garcia destaca que o tratamento oncológico é muito necessário para a contenção e cura da doença e não pode ser interrompido. “Na Oncocamp estamos trabalhando normalmente, atendendo os pacientes que estão recebendo quimioterapia, os casos novos e retornos, além de cuidar das possíveis intercorrências que possam acontecer”, destaca a médica.
Ela salienta que a clínica segue todas as recomendações da OMS e Vigilância Sanitária para deixar o ambiente ainda mais seguro. “Usamos máscaras, atendemos no horário marcado, não existem aglomerações na clínica, mantemos o distanciamento social. Todas as medidas recomendadas foram intensificadas para a proteção de todos” diz Alice.
Antunes destaca ainda que eles continuam cuidando de todos integralmente, com uma equipe multidisciplinar bem preparada. “Além da equipe oncológica e hematológica, a clínica trabalha com infectologista, médicas especialistas em dor, nutricionista, fisioterapeuta, dentistas e psicóloga”, ressalta.
A Oncocamp tem um telefone de plantão para tirar as dúvidas dos pacientes e familiares, ajudando a informar as pessoas que passam por tratamento oncológico e que ficam assustadas com a pandemia. “Os pacientes também contam com o telefone pessoal do seu médico para ligar, caso seja necessário. É muito importante que o paciente e sua família se sintam bem seguros, também neste momento, diante do desafio do enfrentamento do novo coronavírus”, diz Juvenal.
Alice completa que em caso de sintomas suspeitos da Covid-19 como febre, tosse ou falta de ar é preciso conversar com o seu oncologista antes de ir para o hospital. Outro alerta importante feito pelos dois especialistas é que enquanto a tão esperada vacina não chega, o paciente oncológico não deve fazer uso de medicamentos sem orientação médica.
Cliaud Aparelhos Auditivos
Empresa alia produtos de qualidade com um acompanhamento cuidadoso na pré e pós-venda
A Cliaud Aparelhos Auditivos surgiu do sonho de duas fonoaudiólogas, Gabriella Caldas Machado e Rosana Bergmann Bordin, em melhorar a qualidade de vida das pessoas devolvendo o prazer em ouvir novamente. A empresa tem uma trajetória pautada em produtos de qualidade aliados a um acompanhamento pré e pós-venda impecável.
Na Cliaud, o compromisso se inicia quando o paciente entra na clínica para escolher o seu aparelho auditivo. Essa escolha exige conhecimento profissional e envolve diversos fatores importantes como tipo de perda auditiva e estilo de vida. Após a venda, o compromisso é garantir uma boa adaptação do uso e também a manutenção para que o aparelho auditivo tenha um tempo de durabilidade maior.
Além disso, as fonoaudiólogas estão em permanente atualização buscando as novidades que podem facilitar e otimizar o uso dos aparelhos auditivos.
Em 2019, a Cliaud comemorou 20 anos no mercado e sente muito orgulho de ter sua origem na cidade de Campinas. Hoje, a empresa está presente também nas cidades de Piracicaba e Rio Claro.
“Neste momento de pandemia, nos adaptamos e reforçamos todas as questões de segurança e higiene propostas para conter a transmissão do vírus, pois não podemos deixar nossos pacientes sem os devidos cuidados auditivos”, diz Gabriella Caldas Machado, uma das idealizadoras da Cliaud.
Onde?
Rua Barão Geraldo de Resende, 282, Sala 24 - Vila Itapura, Campinas
WhatsApp: (19) 99600-0145