Ekyperalta teve o mesmo número de pontos, mas perdeu nos critérios de desempate
Integrantes da escola Amigos da Rua do Porto comemoram o título (Claudio Coradini/AAN)
Houve grande confusão no final da apuração das escolas de samba ontem, em Piracicaba. A Amigos da Rua do Porto sagrou-se campeã do grupo especial com 85,5 pontos, mesmo tendo terminado com a mesma pontuação da Ekyperalta. O título só foi decidido nos critérios de desempate, no qual o quesito mestre-sala e porta-bandeira da Rua do Porto teve 0,5 ponto a mais que a outra escola. Foram muitos os protestos e xingamentos e a polícia precisou intervir para proteger os responsáveis pela divulgação dos resultados, incluindo a secretária de Turismo, Rose Massarutto.
Antes do início da apuração, foram anunciados os pontos que seriam descontados de cada escola. Até então, a Amigos da Rua do Porto havia perdido quatro pontos e a Ekyperalta, dois. Ambas as escolas disputavam quesito por quesito, e a diferença entre elas era muito pequena, o que só aumentava a tensão. Mesmo tendo vencido na pontuação geral, a Amigos da Rua do Porto não seria campeã devido aos descontos.
A Ekyperalta já comemorava o título quando a agremiação da Rua do Porto contestou o resultado, pois a Ekyperalta deveria ter sido penalizada em mais um ponto na somatória geral por ter desfilado com um número de baianas menor do que o regulamento exigia (pelo menos 15). Com isso, a comissão organizadora retirou mais um ponto da escola, que acabou perdendo três pontos na somatória geral. Após muita discussão, ficou decidido que ambas terminariam empatadas. Na recontagem dos votos, a Amigos da Rua do Porto obteve dez no quesito mestre-sala e porta-bandeira contra 9,5 da Ekyperalta, sendo sagrada campeã de 2013.
Após a entrega dos troféus, integrantes da Ekyperalta se retiraram revoltados e a Amigos da Rua do Porto começou a festa. De acordo com a diretora de harmonia da Ekyperalta, Bruna Anastácio, que recebeu o troféu de segundo lugar, a escola ainda se reunirá para decidir o que fazer. "Foi injusto. Um grande roubo", criticou. Membros da agremiação pediram sem êxito para que o resultado ficasse sub-judice até as imagens serem analisadas por vídeos.
Mais de 300 pessoas de todas as escolas estiveram na Estação da Paulista, local da apuração. Com a confirmação do título, o primeiro da escola, que tem apenas três anos de existência, os integrantes da escola começaram a sambar e a cantar o samba-enredo deste ano: "Na Lata, Garrafa ou Barril, a Rua do Porto Canta a História da Loura Mais Gostosa do Brasil", em homenagem à cerveja, mostrando desde o seu surgimento na idade média até o consumo atual, passando pela importância da consciência ao beber.