Rafael Soave mostra a impressora 3D capaz de fornecer uma solução de baixo custo para prototipagem rápido (Del Rodrigues)
Uma impressora 3D para prototipagem rápida e barata e um protótipo que simula a suspensão automotiva durante aulas práticas de direção promovendo o entretenimento do usuário. Essas foram apenas algumas das novidades apresentadas ontem por alunos do curso de Engenharia Mecatrônica, da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
Os projetos foram concebidos e confeccionados por alunos do 9º semestre. Além de domingo (26), os trabalhos ficarão expostos para visitação pública nesta terça-feira, dia 28 de maio, das 10 às 16 horas, no hall do salão nobre da instituição, que fica na avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560.
De acordo com o coordenador do curso, Alcindo Antoniassi, os alunos trabalharam em todas as etapas: na concepção, planejamento, organograma, cronograma e na execução dos engenhos que envolvem controle e automação dos mecanismos. Os projetos refletem os conceitos embutidos nas diversas áreas da engenharia mecânica, elétrica e de computação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.
O professor de Gestão de Projetos Mecatrônicos, Edson Anício Duarte, afirmou ontem que estava feliz pela qualidade dos projetos apresentados porque os alunos conseguiram criar ótimos projetos. A próxima etapa será apresentá-los no TCC (Trabalho de Conclusão do Curso), no final deste ano.
Um dos pontos importantes deste trabalho é que os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver projetos nas mesmas condições que encontrariam, por exemplo, na elaboração de projetos industriais para grandes empresas. "Foram avaliados o controle do custo, prazo de entrega, recursos humanos disponíveis, o trabalho em grupo e a validação do projeto".
Incentivador da proposta, Antônio Carlos Copatto, diretor executivo da Fumep ( Fundação Municipal de Ensino), classificou os projetos como excelente instrumento de treinamento profissional dos alunos. "O mercado busca profissionais que, além de absorver o conhecimento técnico-teórico, saibam colocá-lo em prática, por isso, a importância da atividade".