EM PIRACICABA

Alunos aprendem sobre reciclagem

Iniciativa fornece conteúdos sobre o ciclo de vida das embalagens a alunos do municí

25/06/2013 às 11:51.
Atualizado em 25/04/2022 às 11:47

Este ano, 20 escolas do entorno da unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Piracicaba (SP) aderiram ao Programa de Educação Ambiental Campo Limpo. Criado pelo o inpEV - instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos-, e em parceria com centrais de recebimento , ele chega em sua quarta edição. A iniciativa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

São mais de 1.700 escolas inscritas em todo o país, que receberão kits pedagógicos especialmente desenvolvidos para aplicação aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, com abordagem multidisciplinar. A cada ano, a adesão supera os resultados dos anos anteriores.

Com o tema "Caminhos da reciclagem", o kit é composto por um caderno do professor, que traz propostas de atividades práticas com foco na coleta de resíduos, e também contém materiais ludo educativos de apoio para sala de aula: pôsteres sobre o ciclo de vida das embalagens e jogo de perguntas e respostas, com cartas, sobre o tema.

A temática adotada introduz de forma criativa assuntos presentes no dia-a-dia dos alunos, como o descarte, a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos. Segundo João Cesar M. Rando - diretor-presidente do inpEV, o tema estimula atitudes ambientalmente corretas com o objetivo de promover a mudança de comportamento dos estudantes.

Os alunos das escolas envolvidas ainda poderão participar da 9ª edição dos concursos de desenho e redação, com etapa local e nacional, realizados em virtude do Dia Nacional do Campo Limpo.

SOBRE O INPEV

O inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 96 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por