UNHAS FORTES

Alternativas para não roer unhas

Ansiedade e insegurança podem ser as principais causas dessa prática

14/02/2013 às 15:41.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:35

Nem sempre conseguimos deixar nossas unhas crescerem fortes e saudáveis. Isso acontece, pois quando elas começam a ficar um pouco maiores, nós vamos lá e roemos. E a luta diária para deixar elas lindas e intocáveis continua a cada dia.

Existe simpatia, dicas de psicólogos, dicas as amigas ou até mesmo promessas. Mas, nenhuma dessas atitudes vão dar certo se você não tiver força de vontade.

Segundo os psicólogos, essa mania de roer unhas pode ser causada por um sentimento de ansiedade ou até mesmo insegurança. Cientificamente falando, ela é chamada de onicofagia. O início é na fase infantil e, normalmente, pode prolongar até a idade a adulta. Essa mania atinge tanto as mulheres quanto os homens.

Para quem pensa que roer unhas só deixa as mãos feias está muito enganado. Muita gente se esquece que esse ato facilita a entrada de diversas bactérias no organismo, além de facilitar a presença de micose nos dedos.

Agora, se você quer realmente parar com essa "mania", seguem algumas dicas:

1) Esmalte colorido

Essa é exclusiva para as mulheres que gostam de unhas com esmaltes colordos e de cor forte. Afinal de contas, toda vez que você for levar os dedos até à boca, pensará duas Além disso, podem, usar esmaltes que tenham sabores amargos.

É bom lembrar que cores escuras ajudam a fortificar as unhas.  

2) Óleo secante ou de oliva e unhas postiças:

Ambos os óleos amolecem as unhas e vão dificultar o ato de roer.  Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas. Dessa forma, de jeito nenhum você vai roer.

3) Simpatia dos antigos:

Antigamente nossas avós sempre nos falavam da técnica de passar pimenta nos dedos. E não é que, de certa forma, elas tinham razão! Colocar pimenta na unhas, pode ser uma alternativa. Quando você for roê-las, a boca vai começar a arder. Isso causará um condicionamento de comportamento estimulando você a parar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por