Muitas das provas em Campinas e na região têm caráter beneficente
Participar de uma atividade física divertida e ainda contribuir com causas nobres é tudo que um corredor de rua pode querer. Em Campinas e região, está se tornando cada vez mais comum o aparecimento de provas com caráter beneficente. Neste final de semana, por exemplo, o Shopping Iguatemi recebe uma etapa da Corrida&Caminhada Contra o Câncer, que vai reverter 100% do dinheiro arrecadado com a venda de inscrições ao Hospital de Câncer de Barretos. E tem também a 1ª Caminhada Contra o Câncer de Mama, na Lagoa do Taquaral.
Neste ano já aconteceram provas como a Meia Maratona Amil, que arrecadou 1,5 tonelada de alimentos para o Serviço Social Nova Jerusalém e para o Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (Comec). Também teve a Corrida Mais Vida 3M, que doou 100% da verba com inscrições ao Centro Boldrini e a prova do grupo Hospitalhaços. Em novembro, tem uma corrida de 6 km em prol da Casa da Criança Paralítica de Campinas, que será realizada na Fazenda Santa Eliza. Outras entidades, como o Lar dos Velhinhos de Campinas, já foram beneficiadas com a participação de corredores de rua.
Organizado pela Associação Brasileira Esportiva, Social e Cultural Endurance (ABEE), a corrida de domingo vai colaborar com a ala infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos, que é referência internacional em atendimento médico de alta complexidade no tratamento oncológico.
"Eu sonhava com um hospital em que as crianças pudessem viver em um lugar que fosse só deles e que não se parecesse com um hospital. Hoje, este local é uma realidade e vamos conseguir oferecer a medicina oncológica pediátrica diferenciada seguindo os mesmos padrões que nossa instituição-irmã, o MD Anderson Cancer Center, dos Estados Unidos, oferece", comemora Henrique Prata, diretor-geral do Hospital de Câncer de Barretos há 20 anos.
Ele conta que a ala para crianças e adolescentes foi construída inteiramente com a ajuda da população e da iniciativa privada, que contribuíram durante campanhas 0500 de redes de TV e por meio de doações incentivadas pelo imposto de renda. A prova de domingo tem largada e chegada no estacionamento do Iguatemi, com percurso no entorno do shopping.