Quem não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições tem até o fim da tarde desta quinta-feira (25) para regularizar seu título de eleitor junto à Justiça Eleitoral.
Em Ribeirão Preto, o cartório eleitoral (Rua Cerqueira César, 333, Centro) distribuirá senhas para o atendimento até às 18h. Após este horário, as portas serão fechadas e o atendimento continua somente para quem já estiver com a senha.
O chefe do cartório da 265ª Zona Eleitoral de Ribeirão, Jocélio Ferreira, disse que, na cidade, 8.954 pessoas precisavam regularizar seu título. “Nos últimos dias atendemos pelo menos 500 pessoas por dia, mas a maioria não se enquadrava nessa situação, que é a de não ter votado em três eleições consecutivas”, disse.
Para se regularizar, o eleitor “inadimplente” precisa pagar multa de R$ 3,51 por cada turno em que não votou. Segundo Ferreira, quem estiver irregular terá o título de eleitor cancelado e deverá iniciar o procedimento para tirar um novo documento.
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso comparecer ao cartório levando documento oficial com foto, título de eleitor, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou dispensa. O eleitor pode consultar sua situação e verificar se existe alguma pendência na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.
Segundo dados do TSE, até a última sexta-feira apenas 3,9% dos 1.514.621 eleitores que não votaram e não justificaram a ausência regularizaram a situação. De acordo com o TSE, 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados em 2011, por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2010.