Publicado 02 de Janeiro de 2022 - 13h07

Por Estadão Conteúdo

Os dois melhores tenistas do Brasil na atualidade farão suas estreias na temporada 2022 jogando na Austrália, já se preparando para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne, a partir do próximo dia 17. Número 89 do ranking da ATP, o cearense Thiago Monteiro jogará o ATP 250 de Adelaide. Beatriz Haddad Maia, atual 83.ª colocada na lista da WTA, disputará o WTA 250 de Melbourne.

Thiago Monteiro iniciará a temporada 2022 já na chave principal em Adelaide. O número 1 do Brasil enfrentará pela primeira vez na carreira o alemão Daniel Altmaier e, em caso de vitória, cruzará em seguida com o croata Marin Cilic.

O brasileiro terminou o ano de 2021 com 13 vitórias em 29 jogos de nível ATP disputados, com algumas boas exibições sobre a quadra sintética, incluindo a semifinal no ATP 250 de Melbourne, disputado na primeira semana de fevereiro. Altmaier é 84.º e, aos 23 anos, ganhou até hoje somente 12 partidas desse quilate.

Apenas três jogadores entre os Top 30 do ranking competem em Adelaide: o francês Gael Monfils, atual 21.º colocado, o russo Karen Khachanov, o 29.º, e o próprio Cilic, o 30.º. O quarto cabeça, que também estreará diretamente na segunda rodada, é o americano Frances Tiafoe. O torneio é disputado sobre mesmo piso do Aberto da Austrália e distribui US$ 521 mil (R$ 2,9 milhões na cotação atual).

Entre as mulheres em Melbourne, a espanhola Sara Sorribes, quarta favorita e atual 36.ª do ranking, será o primeiro desafio de Bia Haddad Maia na temporada 2022. A número 1 brasileira conseguiu vaga direta para um dos dois WTA 250 que servem de preparativo para o Grand Slam.

Bia Haddad Maia já derrotou Sara Sorribes em dois dos três duelos que fizeram. O primeiro foi em 2017, nas quartas de final de Seul (Coreia do Sul), em sets diretos, e dois anos depois a paulista repetiu o sucesso nas quartas de Bogotá (Colômbia) no terceiro set. A única vitória da espanhola foi na primeira fase de Bol (Croácia), também em 2019, em dois sets.

Em caso de vitória, Bia Haddad Maia cruzará então com a vencedora entre a belga Greet Minnen e uma tenista vinda do qualifying. No seu quadrante para um possível de quartas de final está a americana Ann Li, que estreia diante da egípcia Mayer Sherif.

Escrito por:

Estadão Conteúdo