Publicado 24 de Novembro de 2021 - 11h22

Por Gabriel Bueno da Costa*

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou crescimento de 2,1% no terceiro trimestre ante o anterior, em números anualizados e após ajustes, informou nesta quarta-feira o Departamento do Comércio. Trata-se da segunda leitura do dado, que ficou um pouco acima da alta de 2,0% antes calculada, mas abaixo da previsão de avanço de 2,2% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

O resultado desacelerou, após o crescimento de 6,7% registrado no segundo trimestre. O Departamento do Comércio nota em seu relatório que a perda de fôlego ocorreu em quadro de desaceleração nos gastos dos consumidores, com nova onda de casos da covid-19 e restrições e atrasos na reabertura econômica. Além disso, houve no período uma queda nos pagamentos em assistência governamental.

PCE

O Departamento do Comércio também publicou nesta quarta-feira a revisão do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O PCE subiu 5,3% no terceiro trimestre ante o segundo, e o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta de 4,5%.

Os números, nesse caso, confirmaram os resultados preliminares. No segundo trimestre, os avanços do PCE haviam sido de 5,8% para o índice cheio e de 6,1% no caso do núcleo.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Escrito por:

Gabriel Bueno da Costa*