Publicado 15 de Novembro de 2021 - 16h45

Por Iander Porcella

O secretário de Transporte dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, afirmou nesta segunda-feira, 8, que o pacote trilionário de investimentos em infraestrutura aprovado no Congresso americano vai tornar o transporte do país mais sustentável.

Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Buttigieg disse, por exemplo, que milhares de ônibus vão ser substituídos por veículos "limpos". Ele ressaltou que vai embarcar ainda hoje em direção a Glasgow, na Escócia, para participar da COP-26, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Vimos tantos impactos das mudanças climáticas nas vidas dos americanos, em nossos próprios sistemas de transporte", afirmou o secretário.

Buttigieg chamou o projeto de lei de "histórico" e disse que os investimentos vão criar postos de trabalho nos EUA. "A maioria desses empregos vai estar disponível, quer você tenha um diploma universitário ou não. É um investimento geracional em todos os sentidos da palavra", declarou.

O pacote de infraestrutura, que prevê cerca de US$ 1 trilhão em gastos com obras públicas, foi aprovado na Câmara dos Representantes na noite desta sexta-feira, 5, após meses de impasse político no Congresso. Foram 228 votos a favor e 206 contra. O projeto de lei, que é bipartidário porque conta com apoio de alguns republicanos, havia passado em agosto no Senado, mas travou na Câmara devido a divergências dentro do próprio Partido Democrata.

A chamada ala "progressista" da legenda, que reúne parlamentares de esquerda, relutava em apoiar o pacote enquanto não houvesse garantia de que outra legislação, mais ampla e com foco em benefícios sociais e ações de combate à mudança climática, também seria aprovada. Como não houve acordo para colocar esse segundo pacote em votação, seis deputados do partido de Biden votaram contra o projeto de infraestrutura, mas a aprovação foi garantida pelo apoio de 13 oposicionistas.

Escrito por:

Iander Porcella