Publicado 12 de Setembro de 2021 - 20h42

Por O Estado de S.Paulo

Por Redação


Reprodução/ Instagram

"Foi catarata, mas estou completamente recuperada, viu? Eu achava que catarata era uma coisa de outro mundo, mas olha, é uma cirurgia de 15 ou 20 minutos. Parece um milagre mesmo!", escreveu

Ana Maria Braga publicou uma foto no Instagram, neste domingo, 12, em que aparece com um tampão transparente em um dos olhos. A apresentadora fez uma cirurgia no último dia 3 por causa de catarata e agora se recupera bem.

"Foi catarata, mas estou completamente recuperada, viu? Eu achava que catarata era uma coisa de outro mundo, mas olha, é uma cirurgia de 15 ou 20 minutos. Parece um milagre mesmo!", escreveu.

Ela, que sempre falou abertamente sobre as questões de saúde pelas quais passou, fez um alerta às pessoas: "se você está com um borrão na visão, dá uma passada no médico (para) ver o que é!".

No começo de 2020, Ana Maria revelou, durante o programa Mais Você, que tinha sido diagnosticada novamente com câncer de pulmão. A apresentadora já tinha tido dois tumores no mesmo órgão.

Mais recentemente, em julho, ela foi diagnosticada com o novo coronavírus, algo que pode acontecer mesmo com quem completou o esquema vacinal (com dose única ou duas doses), que foi o caso dela. Na ocasião, ela estava chegando aos estúdios do programa para gravar e, após o resultado, foi encaminhada a um hospital.

Além da transparência, outra característica da apresentadora é mnter o bom humor e encarar tudo com muita tranquilidade. Por isso, Ana Maria até brincou com a aparência neste domingo. "Pirata moderna, só que não", disse.

O que é catarata?

A catarata é uma doença ocular que, visivelmente, se aprensenta como uma mancha branca no olho. Mas, antes disso, ela pode prejudicar a visão, tornando-a embaçada. A enfermidade é causada pelo envelhecimento natural do cristalino, uma espécie de lente que se ajusta para que as pessoas enxerguem bem de longe e de perto.

Com o passar dos anos, essa membrana fica mais fina, perde elasticidade e compromete o foco, deixando o cristalino opaca. É isso que provoca a mancha esbranquiçada.

Além de diminuir a visão, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo o Ministério da Saúde, acometendo principalmente a população idosa. Mas a correção, como Ana Maria Braga mostrou, é simples: na cirurgia, o médico substituti a membrana por uma lente intraocular artificial e transparente.

Escrito por:

O Estado de S.Paulo Redação