Publicado 08 de Agosto de 2021 - 7h33

Por Estadão Conteúdo

Para muito críticos Karch Kiraly foi o melhor jogador de vôlei de todos os tempos, mas neste domingo o californiano, de 60 anos, comandou a seleção de vôlei feminino dos Estados Unidos na conquista de sua primeira medalha de ouro olímpica com a vitória, por 3 sets a 0, sobre o Brasil. Com isso, as norte-americanas se vingaram das derrotas na decisão em 2008 e 2012.

Kiraly repete no banco o mesmo sucesso que teve na quadra e na praia. Ele foi bicampeão olímpico na quadra, em 1984 e 1988, e foi campeão na praia em 1996, ao lado de Kent Steffes, tornando-se o único também a subir no pódio indoor e outdoor.

Este não é o primeiro título de enorme relevância que Kiraky conquista como treinador da seleção dos EUA. Após ser auxiliar em Londres-2012, ele assumiu a titularidade e foi o comandante da equipe na vitoriosa campanha do Mundial de 2014. Sempre com um estilo contido, mas repleto de informações de seus adversários, repassadas às usas atletas.

Outro feito de Kiraly é obter o quarto ouro possível no vôlei em Jogos Olímpicos (praia a quadra), feito que era reservado apenas ao Brasil, que em Tóquio só subiu ao pódio com o vôlei feminino de quadra.

Escrito por:

Estadão Conteúdo