Economia

UE aprova compra do Banco BPM pela UniCredit, com condições para preservar concorrência

Estadão Conteúdo
19/06/2025 às 12:23.
Atualizado em 19/06/2025 às 12:30

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira, 19, em comunicado, a aprovação da proposta de aquisição do Banco BPM pela UniCredit, com a ressalva de que a operação só será concluída mediante pleno cumprimento dos compromissos assumidos pela UniCredit para preservar a concorrência no setor bancário italiano.

Segundo a UE, a análise identificou que, "a nível local, a operação proposta levantaria preocupações concorrenciais nos mercados de depósitos e empréstimos para consumidores e pequenas e médias empresas".

A Comissão observou sobreposição relevante entre as atividades e agências das instituições em 181 áreas locais, o que poderia resultar em "excesso de poder de mercado, preços mais altos e redução da concorrência".

Como solução, a UniCredit se comprometeu a alienar 209 agências físicas localizadas nas áreas de "sobreposição mais problemáticas".

A Comissão avaliou que os compromissos eliminam a sobreposição horizontal e garantem a preservação da concorrência e concluiu que "a operação, conforme modificada, já não levanta preocupações concorrenciais" nos mercados de varejo e de PMEs.

Paralelamente, a Comissão rejeitou um pedido da autoridade antitruste da Itália para transferir a análise do caso ao país. "Não existem razões imperiosas que justifiquem a remessa da operação para a Itália", afirmou o comunicado.

A Comissão destacou seu "interesse particular em preservar a concorrência em setores como o bancário e o de seguros".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por