Economia

Para vários membros houve aumento da probabilidade de pouso suave nos EUA, diz ata da Copom

Estadão Conteúdo
19/12/2023 às 09:09.
Atualizado em 19/12/2023 às 09:15

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, repetiu a avaliação de que a conjuntura internacional se mostra menos adversa do que o verificado na reunião anterior do colegiado, no começo de novembro. Ainda assim, a instituição manteve o tom de cautela diante da volatilidade do cenário externo. Na semana passada, o BC cortou novamente a Selic em 0,50 ponto porcentual, para 11,75% ao ano.

"Os dados mais recentes, ainda que incipientes, sugerem uma moderação de crescimento e um arrefecimento das pressões inflacionárias em alguns países, especialmente na parte de bens industriais e commodities energéticas. Em função disso, para vários membros do Copom, houve um aumento da probabilidade da ocorrência de um pouso suave nos Estados Unidos", destacou o documento.

O Copom apontou que a melhora do ambiente externo tem permitido uma sinalização de inflexão de política monetária em alguns países, sem deixar de notar que outros países ainda mantiveram a estratégia de aperto monetário prolongado - que, na avaliação dos diretores do BC, tem sido fundamental para conter a inflação mundial.

"O Comitê novamente se deteve sobre as fontes e incertezas para o processo desinflacionário futuro, contrapondo a melhora no quadro inflacionário corrente aos desafios ainda existentes à frente, tais como o contexto geopolítico incerto, os mercados de trabalho aquecidos e o hiato do produto apertado em várias economias avançadas", elencou a ata.

Por isso, o Copom manteve a avaliação de que é necessário ter cautela diante da volatilidade recente e da incerteza à frente no cenário internacional. Para o colegiado, essa postura é ainda mais importante para países emergentes, como o Brasil. "O Comitê continuará acompanhando os diversos dados da economia global e seus respectivos canais de transmissão para a economia doméstica", concluiu o documento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por