Após duas rodadas sem vencer, o Novorizontino encerrou a má fase com uma atuação sólida fora de casa e voltou a somar três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista superou o Athletic por 2 a 0 neste sábado, no Independência, em Belo Horizonte (MG), pela oitava rodada. Os gols foram marcados por Nathan Fogaça e Óscar Ruíz, ambos no segundo tempo.
Com o resultado, o time paulista chegou aos 13 pontos e subiu para a sétima colocação. O Operário-PR fecha o G-4 com a mesma pontuação. Do outro lado, o Athletic voltou a perder após deixar a zona de rebaixamento. A equipe mineira, que havia vencido o Botafogo-SP por 3 a 0, segue com seis pontos e ameaçada na parte de baixo da tabela.
O primeiro tempo foi de leve superioridade do Athletic, que teve mais posse de bola e ocupou o campo ofensivo com frequência. Faltou, no entanto, maior precisão nas ações próximas à área. O time mineiro finalizou mais, criou as melhores oportunidades, mas parou nas defesas do goleiro Airton.
Já o Novorizontino teve dificuldades para manter a posse e encontrar espaços. A equipe ainda perdeu dois jogadores por lesão - Léo Natel e Rafael Donato - o que comprometeu a estrutura defensiva e limitou as opções para o restante da partida.
Com dificuldades na construção ofensiva de ambos os lados, o empate sem gols ao intervalo refletiu um jogo com maior presença territorial do Athletic, mas pouco efetivo em termos de finalização.
O Novorizontino voltou do intervalo com mais intensidade e efetividade. Se no primeiro tempo a equipe teve dificuldades para se articular, na segunda etapa mostrou objetividade e soube aproveitar os espaços deixados pelo Athletic.
Aos 10 minutos, Nathan Fogaça abriu o placar em uma jogada individual. O atacante tentou passar por três marcadores, ficou com a sobra e arriscou de fora da área. O chute encobriu Jefferson Luís e colocou o time paulista em vantagem.
O Athletic sentiu o gol e não conseguiu reagir. Com mais controle do jogo, o Novorizontino aproveitou a instabilidade do adversário para ampliar. Aos 21 minutos, Matheus Frizzo puxou contra-ataque e encontrou Waguininho pela direita. O atacante fez um cruzamento de trivela, e Óscar Ruíz apareceu livre para completar de joelho para o fundo das redes.
Com o placar construído, o Novorizontino passou a administrar o resultado, enquanto o Athletic não encontrou alternativas para reagir. A equipe mineira caiu de rendimento e não levou perigo na reta final.
Pela nona rodada, o Athletic enfrenta o Athletico-PR no próximo sábado, às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba (PR). No domingo (dia 25), o Novorizontino recebe o Paysandu, às 18h30, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).
FICHA TÉCNICA
ATHLETIC 0 X 2 NOVORIZONTINO
ATHLETIC - Jefferson Luís; Douglas Silva, Gabriel Ferreira, Sidimar e Gelado; Diego Fumaça, Amorim (Gustavão) e David Braga (Carlito); Yuri (Alisson Carioca), Max (Andrey) e Neto Costa (Caick). Técnico: Roger Silva.
NOVORIZONTINO - Airton; Igor Formiga, Rafael Donato (Patrick) , Dantas e Patrick Brey; Luis Oyama (Jean Irmer), Matheus Frizzo (Marlon), Willian Farias e Nathan Fogaça; Léo Natel (Waguininho) e Bruno José (Oscar Ruiz). Técnico: Umberto Louzer.
GOLS - Nathan Fogaça, aos 10 e, Óscar Ruiz, aos 21 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Caick, Diego Fumaça e Douglas Silva (Athletic); Waguininho de Rafael Donato (Novorizontino).
ÁRBITRO - Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Independência, em Belo Horizonte (MG).