A bancada do PT na Câmara dos Deputados lamentou nesta terça-feira, 13, o falecimento do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, afirmando que "o mundo perde um líder excepcional, exemplo de integridade e humanidade". Segundo a bancada, Mujica deixa uma "marca indelével", tanto pela passagem pelo governo do Uruguai, como pelo "compromisso com os direitos humanos e os mais desfavorecidos".
Em nota assinada pelo líder da bancada na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), os deputados dizem que o legado de Mujica "se tornou um símbolo global de humildade, solidariedade e coerência política, com seu estilo de vida simples e sua retórica anticonsumista".
"Mujica nos mostrou que é possível lutar por um mundo mais justo, com simplicidade, coerência, tendo sempre em vista as pessoas e a justiça social acima dos interesses individuais", registrou a nota do PT.
A bancada lembrou do discurso do presidente na Organização das Nações Unidas, em 2012. Na ocasião, Mujica "criticou o consumismo desenfreado". "Foi antológico", registraram os parlamentares.
"Como ele disse, 'os homens passam, as causas permanecem'. E as causas de Mujica permanecerão como guia a quem luta pela construção de um mundo mais justo, igualitário, inclusivo e sustentável", completaram.