Milton Hatoum se candidatou à ABL (Academia Brasileira de Letras) nesta quinta-feira, 26. O escritor deseja ocupar a cadeira que era de Cícero Sandroni, que morreu na semana passada.
A candidatura de Milton aconteceu durante a sessão de Saudade em homenagem ao antigo Acadêmico. O orador da homenagem a Sandroni foi Domício Proença Filho, que definiu Cícero como uma pessoa que cultivava a abertura ao presente, sem se descuidar do passado, próximo ou remoto. "Sempre atento à dinâmica do processo cultural em constante mutação e à emergência dos novos paradigmas decorrentes."
Relembre a trajetória de Milton Hatoum
Nascido em 19 de agosto de 1952, em Manaus, no Amazonas, Milton Hatoum em 72 anos.
Filho de libanês, ele é escritor, professor e tradutor. Ele já deu aulas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e foi professor visitante na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Com oito livros publicados, sendo sete romances e um de contos, Milton Hatoum já teve uma de suas obras, Dois Irmãos (Cia das Letras), transformada em uma minissérie pela Globo em 2017. A mesma obra já lhe rendeu um Prêmio Jabuti na categoria de Melhor Romance.
Ele também ganhou a premiação por outras duas obras: Relatos De Um Certo Oriente e Cinzas Do Norte. Esse último também foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura.
Caso eleito para a vaga, o escritor se tornaria o segundo escritor amazonense a ocupar uma cadeira na ABL.
Confira os principais livros de Milton Hatoum:
- Dois Irmãos
- Relato De Um Certo Oriente
- Cinzas Do Norte
- Órfãos do Eldorado
- A Cidade Ilhada
- A Noite Espera
- Pontos De Fuga
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais