Internacional

Merz diz que UE 'aumentará pressão sobre Moscou por meio de sanções' após ligação Trump-Putin

Estadão Conteúdo
19/05/2025 às 16:30.
Atualizado em 19/05/2025 às 16:39

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda, 19, que Europa e Estados Unidos seguirão apoiando "de perto a Ucrânia em seu caminho para um cessar-fogo" e ressaltou que a União Europeia (UE) "aumentará a pressão sobre Moscou por meio de sanções". A declaração foi feita em uma publicação no X, após uma ligação telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sucedeu outra conversa com o líder russo, Vladimir Putin.

Além de Merz e Trump, participaram da chamada o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; e o presidente da Finlândia, Alexander Stubb. "Concordamos nisso sanções com Trump após sua conversa com Putin", acrescentou o chanceler alemão.

Von der Leyen classificou o diálogo com o republicano como "bom". "Quero agradecer ao presidente Trump por seus incansáveis esforços para alcançar um cessar-fogo na Ucrânia. É importante que os Estados Unidos continuem engajados. Continuaremos apoiando Volodymyr Zelensky para alcançar uma paz duradoura na Ucrânia", escreveu em seu perfil no X.

O finlandês Stubb destacou que "discutimos as negociações em andamento, o cessar-fogo e os passos rumo a uma paz justa e duradoura", reforçando que "é importante continuar a estreita coordenação entre os Estados Unidos e a Europa".

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por