Economia

Haddad defende Congresso no apoio às pautas econômicas: 'Sou o primeiro a reconhecer'

Estadão Conteúdo
20/03/2025 às 17:22.
Atualizado em 20/03/2025 às 17:28

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender nesta quinta-feira, 20, o apoio do Congresso às pautas econômicas nos primeiros dois anos do governo Lula. Durante entrevista à Globonews, ele também defendeu as medidas que o governo adotou e disse que é complexo ajustar as contas porque é um processo que envolve muitos interesses.

"Eu sou o primeiro a ressalvar o Congresso em relação a várias questões. Sou o primeiro a reconhecer o esforço que foi feito nesses dois anos para provar medidas que muitos empresários que eram beneficiados com privilégios deixaram de ser. E o Congresso teve a coragem de botar o dedo na ferida e ajudar o governo. Mas o pacote de medidas de contenção de gastos no ano passado, que todo mundo imaginava que o Congresso fosse aprofundar, não aconteceu isso. O Congresso recuou de muita coisa", ponderou o ministro, dizendo que isso faz parte do processo democrático.

Na visão de Haddad, é pouco produtivo criticar outro Poder. "Executivo, Legislativo e Judiciário estão trabalhando melhor do que já trabalharam, não tem dúvida. Está no ponto ótimo? Não, porque ainda tem trabalho para fazer. Não dá para negar o esforço que está sendo feito pelos três poderes, e não dá para negar também que às vezes um desses poderes, às vezes se contém diante das tarefas que precisam ser realizadas. Isso é da vida democrática, não vai ser o ministro da Fazenda com uma caneta na mão que vai determinar o que vai acontecer no País, ele tem que negociar", disse.

O ministro defendeu que as medidas adotadas pelo governo estão na direção correta e produzem bons resultados e disse que o País estará em um lugar melhor após a implementação de todas as medidas, que vão na direção de fechamento de brechas e correção de distorção. "Eu acho natural o mercado financeiro querer mais, acho natural os trabalhadores reivindicarem seus direitos, acho natural um presidente eleito querer dar boas notícias, acho tudo isso normal", disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por