Zohran Mamdani venceu as primárias para prefeito democrata da cidade de Nova York, segundo uma nova contagem de votos confirmada nesta terça-feira, 1º, levando-o para a eleição geral e consolidando sua surpreendente vitória contra o ex-governador Andrew Cuomo.
A Associated Press anunciou a corrida após a divulgação dos resultados da tabulação da votação de escolha classificada da cidade, que mostrou Mamdani vencendo Cuomo por 12 pontos porcentuais.
"Na última terça-feira, os democratas se manifestaram claramente, entregando um mandato para uma cidade acessível, uma política do futuro e um líder sem medo de lutar contra o autoritarismo crescente", disse Mamdani em um comunicado.
O vencedor das primárias é um socialista democrático de 33 anos, membro da Assembleia estadual desde 2021 e era praticamente desconhecido quando lançou sua candidatura centrada em uma ousada lista de ideias populistas. Porém, ele construiu uma campanha enérgica que fez círculos em torno de Cuomo enquanto o democrata mais velho e moderado tentava se recuperar do escândalo de assédio sexual que levou à sua renúncia há quatro anos.
Mamdani agora enfrentará um campo de eleição geral que inclui o atual prefeito de Nova York, Eric Adams, bem como o candidato independente Jim Walden e o republicano Curtis Sliwa.