Mau cheiro atrai bichos de todos os tipos para as casas
Lixo espalhado na Rua Bananal, em Piracicaba, atrai bichos (Christiano Diehl Neto)
Há mais de uma década, moradores do bairro IAA, próximo a Justiça do Trabalho, em Piracicaba, enfrentam problemas com lixos domésticos. Além de ficarem espalhados pelas ruas do local, causam mau cheiro e atraem bichos para as residências.
Segundo os moradores, o grande problema é que próximo ao bairro existe uma favela e o caminhão de lixo não desce as vias do espaço. Consequentemente, quem mora na favela leva o lixo até as ruas do bairro. As esquinas das ruas Bananal e Cunha e Bananal e Silveira são as mais prejudicadas.
Como não há um espaço para colocar o lixo, ele é deixado nas calçadas. Muitos cachorros, que vivem na rua, reviram estes recipientes e os espalham por frente das casas do bairro. É possível observar restos de comida, fraldas descartáveis e absorventes nas ruas.
A situação é ainda mais complicada às segundas, quartas e sextas-feiras, dias em que o caminhão de lixo passa pelo IAA. O mau cheiro é forte e desagradável. Além disso, moradores se deparam com ratos, entre outros bichos, em suas residências.
Por meio de nota da assessoria de imprensa, a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) informou que o local está no entorno de uma área verde, mas que deve analisar a solicitação para encontrar a solução viável e definitiva para resolver o problema. A Sedema orienta a população a não descartar o lixo de forma irregular.