CHUVA

Abastecimento de água ainda está complicada na Baixada

Forte temporal de sexta-feira (22) ainda causa prejuízos aos moradores de Santos e São Vicente

Nara Assunção
27/02/2013 às 18:34.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:54

As cidades de Santos e São Vicente ainda apresentam problemas no abastecimento de água. O motivo foi o forte temporal que atingiu a região na última sexta-feira (22), causando a destruição da primeira Estação de Tratamento de Água da Baixada Santista, a ETA Pilões, localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão. Segundo a Sabesp, por conta disso o nível de água do Reservatório-túnel Santa Tereza/Voturuá, que abastece as cidades, está com apenas 50% da capacidade (55 milhões de litros de água).

Em Santos, os bairros que apresentam problemas de baixa pressão são os da Zona Leste, como Boqueirão, Campo Grande, Encruzilhada, Gonzaga, José Menino, Macuco, Pompéia e Vila Matias.

Já em São Vicente, os bairros afetados são Catiapoã, Cidade Náutica, Tancredo Neves, Centro, Jardim Pompeba, Jóquei Clube, Parque São Vicente, Sá Catarina de Moraes, Vila São Jorge e Vila Voturuá.

De acordo com a Sabesp, os trabalhos para recuperação da área já tiveram início como limpeza e reestruturação de suas instalações. O problema maior é a imensa dimensão das rochas, que será necessário a utilização de equipamentos de grande porte, como uma retroescavadeira de modelo poclain, que dará início às escavações.

Mais estragos

A chuva ainda não parou de fazer estragos na região. O temporal desta terça-feira (27), por exemplo, que teve início por volta das 15h e prosseguiu até a noite, causou mais problemas na Baixada Santista. Em São Vicente, três casas do Morro do Itararé foram interditadas por conta das chuvas.

Em Guarujá foram registrados três deslizamentos de terra, durante a noite, que bloquearam a estrada de Santa Cruz dos Navegantes. Desde a manhã desta quarta-feira, equipes da Terracom realizam a limpeza do local. A sacada de um apartamento no bairro Enseada desmoronou durante as chuvas, por volta das 20 horas.

A Defesa Civil esteve nos locais para averiguar os ricos e interditá-los. Em Santos não teve registro de ocorrências, apenas pontos de alagamentos, dificultando o trânsito e a passagem de pedestres.

A previsão para esta quarta-feira — que amanheceu nublada — é possibilidade de chuva, porém sem tanta intensidade como nos outros dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por