LÍQUIDO & CERTO

A tendência é amar o vinho

05/05/2013 às 05:04.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:53

Você já visitou a Campinas Decor? A mostra dedicada ao que há de atual em arquitetura, decoração, paisagismo e design de interiores aponta várias tendências no segmento e uma delas, em especial, me chama a atenção. A adega, que sempre mereceu um ambiente exclusivo no evento, este ano aparece em praticamente toda a casa. Quartos, livings e escritórios ganharam um espaço para acomodar vinhos. Supõe-se, então, que a bebida interessa a vários perfis dentro de uma família e está sendo tratada com profissionalismo pelos apreciadores.

Ter uma adega em casa não é mais privilégio de enófilos comprometidos. Pelo contrário, já podemos considerá-la um eletrodoméstico útil, lembrando que existem modelos para consumidores mais ou menos assíduos, mais ou menos iniciados, mais ou menos abonados. No mercado, há adegas para 14, 20, 25, 40, 150 e 500 garrafas, o que torna o acessório mais democrático, considerando que, realmente, é uma opção prática e funcional para armazenar as garrafas.

Voltando à Decor, não há como negar que uma adega confere charme extra a qualquer cômodo. Aponta para educação, bons hábitos, bom gosto, estilo, enfim, para os muitos atributos associados à bebida. Sim, há os que veem nisso um certo esnobismo e, de fato, ainda existem muitos esnobes no meio. Mas isso é apenas um recorte que não reflete o interesse do brasileiro pelo vinho. Mesmo que pesquisas e indicadores não revelem, não há como desprezar os mais de 1,5 mil visitantes que circularam pela mostra Vinhos & Sabores de Portugal, no último fim de semana em Campinas. Nem a inauguração do Brunetto Empório & Wine Bar, semana passada, no Cambuí, mais um templo dedicado a Baco. E muito menos o lançamento da nova carta de vinhos do Barbacoa, restaurante que tem pedigree em harmonização. Isso só para citar os últimos acontecimentos.

Todos os dias, recebo um convite para uma degustação especial (quase nunca consigo ir, infelizmente), fico sabendo de visitas de enólogos de vários países à cidade e, mais relevante, leitores me abordam para comentar algum vinho bom e barato que descobriram recentemente.

E, neste mês mesmo, outro evento de porte vai mobilizar os fãs da bebida. A terceira edição do Grand Tasting 2013 está marcada para dia 17 próximo, no Vitória Hotel. A noite é organizada pela Grand Cru, loja de Campinas especializada em vinhos e integra um circuito de nove cidades – já passou por Curitiba, Florianópolis e Brasília, e segue depois para Belém, São Paulo, Rio, Macaé e Natal. Trata-se de uma feira internacional com presença de 30 produtores e degustação de grandes rótulos. Amar vinho virou tendência. Saúde!

Grand Tasting 2013 – Feira internacional de vinhos da Grand Cru, sexta-feira (17/5), das 19h às 22h, no Vitória Hotel Concept Campinas, Av. José de Souza Campos (Norte-Sul), 425, Cambuí. Informações e reservas: (19) 3252-4311 e [email protected]. Preço: R$ 190 por pessoa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por