Quando Sebastian Vettel ganhava suas corridas ano passado, dizia para o time, tão logo cruzava a linha de chegada, que eles deveriam aproveitar aquele momento porque o domínio não duraria para sempre. Após quatro corridas disputadas em 2014, aquelas mensagens soam como uma premonição. Depois de bater recordes ao vencer as nove últimas provas da temporada de 2013, o tetracampeão do mundo está enfrentando seu pior momento na Fórmula 1.Na Austrália, andou o final de semana inteiro atrás do novo companheiro, Daniel Ricciardo, mas todos creditaram isso a problemas técnicos que, de fato, estavam atormentando o alemão. Na Malásia, as coisas pareciam ter voltado ao normal. Porém, no Bahrein e na China, ficou claro que o australiano não apenas tem um ritmo melhor, como também consegue conservar mais os pneus. E as duas ordens de equipe que Vettel teve de ouvir para sair do caminho do companheiro só escancararam isso.O que exatamente está atrapalhado a adaptação de Vettel com o novo carro não está claro. A equipe admite que ele não está confortável com o acerto e corre para encontrar soluções que adaptem melhor o equipamento ao estilo do piloto, a exemplo do que aconteceu em 2012, quando o alemão também não começou bem — ele acabou sendo campeão após mudanças serem feitas no carro. Na teoria, os problemas de Vettel seriam com a instabilidade do carro na entrada das curvas. Fazendo mais correções do que gostaria, o piloto desgasta mais os pneus e entra em uma espiral negativa.Outra suposição é de que o tetracampeão esteja “mal acostumado” com os grandes carros da Red Bull. Por isso, agora que o regulamento retirou grande parte do downforce e deixou os carros mais nervosos, é Ricciardo, que vem de dois anos na média Toro Rosso, que está se sobressaindo. E seria uma questão de tempo para que o cenário se inverta.Conhecido por ser trabalhador, Vettel não demonstra frustração nas entrevistas e parece apenas focado em melhorar seu desempenho. Porém, do lado de fora, “o piloto que só ganha com carro bom” é questionado. De fato, quando o tetracampeão está confortável com seu equipamento, é de um perfeccionismo que o faz ser difícil de bater. Não erra em classificação, nem dá sopa para o azar em corridas.Por outro lado, é a segunda vez que seu desempenho cai bastante quando não está feliz com o carro — e é justamente o que um piloto consegue quando a situação lhe é desfavorável que separa os bons dos grandes. Está aí, portanto, a chance de Vettel mostrar de que lado está.