Sem uma tendência única - e já mirando o fim do ano -, setor de móveis e acessórios apresenta objetos para agradar a variados estilos
A pluralidade de tendências de estilos, cores, design e materiais foi o destaque na 16ª edição da Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração (Abimad), realizada semana passada, em São Paulo. Ao apresentar sugestões de móveis destinadosa ambientes internos e externos e objetos de decoração que aliam qualidade e design, fabricantes e importadores apostaram na diversidade. “Não existe tendência única. As empresas fazem lançamentos olhando para o que acontece na moda, que consequentemente reflete no que vai acontecer no mobiliário e na decoração, só que de uma maneira bem mais diversificada e eclética”, afirma Michel Otte,presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad), entidade que organiza a feira.Ocupando uma área de quase 16 mil metros quadrados, a Abimad reuniu 104 expositores para atendimento a lojistas. “É o momento de renovar estoques, trocar showrooms e se preparar para as vendas de final de ano”, diz Otte. Além dos lojistas de móveis e decoração, o evento é voltado a profissionais do setor, que conferiram em primeira mãoas novidades que chegarão ao mercado nos próximos meses.“Também bastante verificada na Abimad é a mistura de estilos. Há peças contemporâneas, clássicas, modernas e vintage, porque os ambientes também podem ser mesclados. Hoje quase não se usa mais o conjuntinho igual. Há uma desconstrução”, observa o presidente da associação. Foto: Érica Dezonne/AAN Michel Otte, presidente da Abimad: 'Não existe uma tendência única. As empresas fazem lançamentos olhando para o que acontece na moda (?), só que de uma maneira bem mais diversificada e eclética' Além da variedade de estilos, cores e projetos, a feira contou com fabricantes de móveis para ambientes residenciais e expositores de decoração, de tapetes a lustres. “Fizemos uma campanha partindo do conceito de que a feira é o local de encontro entre fabricantes, lojistas e profissionais do setor”, informa Otte.Esta edição da Abimad teve como tema Onde cores e formas se encontram, focada na realização de negócios. “O mercado de móveis e decoração se mantém com crescimentoestável desde 2011, num reflexo do setor imobiliário, que ganhou espaço nos últimos anos. A feira antecede o melhor período de vendas do ano e já faz parte do calendário dos lojistas”, resume. Colorido que salta aos olhosO colorido do pintor pernambucano Romero Britto chamou a atenção na 16a edição da Abimad. Poltronas, sofás, pufs e mesas de centro e de canto, além de cabideiros, foram uma atração à parte. Desenvolvidos pela Mobiliário DAF, a linha DAF Britto é licenciada e o próprio artista aprova cada detalhe. “Todas as peças são inspiradas na obra dele, incluindo os quadros e as cores que o tornaram conhecido. Fazemos adequações com leveza, numa linha sofisticada”, conta o proprietário da DAF, Armando Fasolo Filho.Móveis coloridos também compuseram os ambientes da Líder Interiores, com peças exclusivas, como sofás, poltronas, mesas, aparadores e salas de jantar. Baseada na cidade imaginária dos Pokemons, a empresa criou o rack Olivine: contemporânea que mescla art déco e lúdico. Simetria, equilíbrio, ângulos e a cor vibrante marcam a peça.Linhas com tons neutros que lembram doces da infância, chamadas de candy color, foram apresentadas pela Butzke, empresa especializada em móveis de madeira certificada pelo selo do Conselho de Manejo Florestal (FSC). As peças, como o banco TAK de três lugares, confeccionado a partir da madeira de eucalipto, têm assentos em revestimento laminado produzido a partir de garrafas PET. Tons pastéis como verde-oliva, azul e rosa nude também apareceram nos jogos de mesa e cadeiras, nos balanços e nos bancos da marca.Cerâmicas, vidros, cristais e espelhos ganharam destaque na feira. Importados da China, os materiais chegaram ao Brasil para serem exibidos na maioria das vitrines. A Nusa Dua levou para o evento grande variedade de artigos para casa, especialmente cerâmicas chinesas, com variadas formas e cores. A China Shopping apostou nas peças de vidro e cristal, desde os lustres aos objetos para cozinha, sala e quarto.A valorização da cultura de Pernambuco se fez presente nos itens decorativos da Oficina de Formas. A figura brasileira, suas raízes e tradições foram apresentadas nas peças de argila, entre elas bonecas, pratos, garrafas, vasos e esculturas. Santas e personagens fixos foram caracterizados em todas as coleções. Os fabricantes de lustres, luminárias, pendentes e abajures foram outro destaque. Entre as peças mais elogiadas está a luminária Arruffati, da Helizart. A peça, artesanal, feita em ferro, cristal Black e fio encapado com seda vermelha e lâmpadas em LED, é uma obra da designer Eliza Bravim e está sendo lançada nas versões prata, prata grafite, dourado, cobre, branca e vermelha.Do teto para o piso, a arte da tapeçaria foi atração em dez estantes. A Via Star apresentouaos lojistas a linha 3D, com o tapete Shaggy. Conhecido pelos fios desalinhados de toque suave, a versão 3D é caracterizada pelo efeito do corte dos pelos, proporcionando um relevo harmonioso e sofisticado. É confeccionado em poliéster, em vários tamanhos e cores. Outro lançamento da marca é a série Omega Carving. Os tapetes dessa coleção têm desenhos modernos e linhas orgânicas e são confeccionados com fios retorcidos de polipropileno.