MODISMO

A onda agora é o branco

Manutenção pede lavagens e polimentos periódicos, mas aparência tem suas vantagens

Sheila Vieira
04/11/2013 às 08:23.
Atualizado em 26/04/2022 às 10:26

Na frota mundial a ascensão do branco é notória. A cor está presente em 25% dos veículos novos comprados neste ano, segundo relatório divulgado pela PPG Industries, maior fornecedora de tintas para a indústria automotiva. Muitos lançamentos ocorreram na cor branca, a mais vendida para todos os modelos Ford, diz Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.Em Campinas, na Nissan Caiuás, 20% dos carros no último trimestre foram vendidos nos tons branco sólido e branco diamond-metálico. E essa é uma constatação que segue o padrão mundial. Segundo dados do Grupo Axalta, que reúne informações de todas as montadoras globalmente, incluindo a Ford, o branco representa 23% das vendas mundiais atualmente.Como atributos a cor ressalta o design e as curvas da carroceria, destaca o desenho do carro e disfarça imperfeições e arranhões. Por outro lado, o branco exige cuidados com a lavagem para que não junte poeira e requer uma proteção de pintura para retardar o amarelamento provocado pela exposição ao sol. José Luis Simões, do Salloon's Car, especializado em tratamento de pinturas há 21 anos no mercado, recomenda a lavagem a cada 15 dias para prevenir o encardimento da pintura desde que não seja feita com produtos ácidos que aceleram o endurecimento da tinta.Os efeitos ultravioleta dos raios solares também castigam a pintura branca, sacrificando o brilho e acelerando o envelhecimento da cor, que acaba ficando amarelada com o passar do tempo. Foto: AAN Marcos Potye diz que a limpeza dá trabalho, mas a cor compensa O polimento, segundo Simões, remove riscos e recupera as partes queimadas — capô, teto, bagageiro e laterais — mas requer o reforço de uma técnica de proteção de pintura, por exemplo, a cristalização ou a vitrificação. Na empresa de tratamento de pintura automotiva, 30% dos carros atendidos são da cor branca e sempre seminovos, depois de já terem sofrido os efeitos do sol ou de estarem encardidos. ValorizaçãoPara quem deixou uma caminhonete Hylux preta, o branco não dá trabalho algum, conta o empresário André Aramtes Rocatti, 28 anos, dono há pouco tempo de uma Mercedes Benz CLC 200 k, 2010, branco calcite (perolizado). É o seu primeiro carro branco, cor que além de bonita deve ajudar a vender o veículo com facilidade, diz acreditar o proprietário. Para não correr riscos com a pintura, Rocatti cristalizou o veículo por R$ 200,00 e o lava todas as semanas.A analista financeiro Renata Sayuri Tanaka, 34 anos, escolheu o primeiro carro na cor branca, um Nissan March 2012 branco aspen. “Minha primeira opção era a cor prata, mas quando vi o branco na concessionária me apaixonei”, conta. Renata lava o carro todos os sábados e manda encerar a cada 45 dias. O carro fica sob o sol fazendo com que a dona se preocupe com manchas que possam queimar a pintura. Outro cuidado é sempre utilizar produtos de ponta.Cuidados com a limpezaAtento à limpeza do seu Sentra branco diamond zero-quilômetro, o técnico em eletrônica Marcos Potye, 45 anos, lava o carro quinzenalmente e admite que, em termos de manutenção, a cor dá mais trabalho para ser conservada limpa. A comparação é feita com a cor prata dos seus últimos dois carros. No passado Potye teve um Gol branco sólido e confirma que a pintura amarelava nas portas, partes que não recebiam polimento constante. Mas a cor do momento tem lá suas vantagens. “Disfarça arranhões e ressalta o design do modelo”, elogia. O Sentra é o sétimo carro do técnico em eletrônica, que já teve carros vinho, prata e branco, e foi escolhido no efeito perolizado para se diferenciar do branco sólido dos sedãs de taxistas. O engenheiro mecânico Gabriel Almeida, 28 anos, pela primeira vez resolveu ter um carro branco e há um ano comprou um C3 branco perolizado. “Morei fora e no Exterior há muitos carros na cor branca. Também morei em Curitiba, onde o branco é bastante comum na frota, menos nos táxis, que lá são laranjas”, conta. Embora admita que o ideal de conservação seria a lavagem semanal, o engenheiro gasta R$ 80,00 por mês com lavagens quinzenais. Sem experiências anteriores com a cor branca, Almeida tratou logo de vitrificar o carro quando o retirou da concessionária. “Protege um pouco mais de riscos provocados por pedrinhas na estrada e quando aparece uma sujeira, basta bater uma água”, diz. Satisfeito com a cor, o jovem pensa em trocar de carro no próximo ano e só sabe que deseja ter outro veículo branco.Dicas para conservação da pintura brancaEvite deixar o carro sob o sol. Os raios ultravioleta queimam a pinturaUse sempre detergentes neutros. Produtos ácidos endurecem a pintura Não deixe secar ao sol. As gotículas de água facilitam o aparecimento de manchas ácidas provocadas pela fuligem dos escapamentos Faça uma proteção na pintura. O tratamento retarda o amarelamento e evita a ação de ácidos graxos Carros brancos devem ser lavados quinzenalmente. Intervalos mais longos podem provocar o encardimento da pintura Fonte: Salloon'S Car Lavagem Profissional    

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