CONFIDENCIAL

A magia dos números

Guto Silveira
antonio.silveira@gazetaderibeirao.com.br
01/03/2013 às 09:40.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:44

Dependendo de quem os toca e utiliza, os números ganham uma certa magia. Parece até a história do copo quase vazio ou meio cheio. Não é segredo para muita gente que a situação financeira da Prefeitura de Ribeirão preto não é das melhores. Reclamaçoes de fornecedores no final do ano passado, servidores informando que saíram de férias sem receber seus adiantamentos e por aí afora. No entanto, no demonstrativo de metas fiscais apresentado na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara os números oficiais pareceram uma beleza. Até com superávit financeiro. É claro que para encerrar o ano sem restos a pagar sem a devida provisão financeira, a Administração municipal teve que sacrificar parte dos servidores. Não que eles tenham recebido com atraso. Mas ficaram sem a costumeira e já tradicional antecipação do pagamento. Com isso, a Prefeitura foge do risco de desobediência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mesmo que não tenha quitado todas as dívidas. E assim a vida segue, em novo ano, novo orçamento, novas receitas e novas despesas. Mas sempre puxando um resto do exercício anterior. Mas a lei, aparentemente, foi cumprida. Coisas de magos de plantão.

TEMPOS DIFÍCEIS

O secretário da Fazenda, Francisco Nalini, admitiu, durante audiência pública, na Câmara, que teve que fazer em 2012 um controle maior da execução orçamentária, para que a prefeita Dárcy Vera (PSD) não encerrasse o primeiro mandato no vermelho. E apesar de ele garantir que nenhuma obra foi afetada, o Centro Comunitário da Vila Lobato, que deveria ter a reforma concluída em janeiro de 2012 (isso mesmo, 14 meses de atraso) está lá a esperar por acabamento. Com a palavra o secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo e a construtora contratada.

ÁGUA

O secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, participa nesta sexta-feira (1º) a partir das 9h da abertura do encontro regional “Funcionamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), Municípios e Comitês de Bacias Hidrográficas”, que acontece no auditório do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). No encontro serão discutidos os empreendimentos com datas de execução com novos gestores municipais que tomaram posse no dia 1º de janeiro.

INVESTIGAÇÃO

Apesar de não ter conseguido as oito assinaturas necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar contratos de fornecimento de alimentação para o Corpo de Bombeiros, a vereadora Gláucia Berenice (PSDB) continua levantando dados sobre a contratação feita em 2009, para entregar os documentos ao Ministério Público. A tucana diz que a cada nova descoberta ela se surpreende com a gravidade das possíveis irregularidades. Há no processo, segundo ela, até notas pagas com o contrato já vencido.

NO AGUARDO

Apesar de um requerimento aprovado na Câmara Municipal, não há qualquer movimentação que aponte para o convite da prefeita Dárcy Vera (PSD) para explicar, no Legislativo, como foi feita a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por