A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto está chegando! De 6 a 16 de junho, a cidade estará em festa! Escritores e leitores estão se preparando para o grande sodalício! Acaba de sair a primeira revista da Feira 2013 com o país e os escritores homenageados! O país homenageado será a Alemanha, o Autor da Terra homenageado será, este que vos escreve, Nelson Jacintho, médico ortopedista e escritor; o autor Infanto-juvenil será Pedro Bandeira; o Autor da Educação será Florestan Fernandes; o escritor, Monteiro Lobato.
Tivemos a grata satisfação de concorrer à eleição de Autor da Terra e ficamos muito contentes por termos sido o escolhido. Ficamos sabendo que, do mesmo modo, também Pedro Bandeira ficou muito envaidecido por ter vencido a eleição de Autor Infanto-juvenil. Quanto a Monteiro Lobato e Florestan Fernandes, infelizmente já os perdemos.
Passada a emoção da eleição dos autores que concorreram, chegou a hora da união em torno da Feira do Livro. Ribeirão Preto é merecedor da Feira Nacional do Livro e o povo de Ribeirão e de toda a região sente-se orgulhoso com a realização da famosa Feira que já ultrapassou a cidade, o estado e o país. Dezenas de escritores conhecidos e outros menos conhecidos vão participar da Feira do Livro nos Salões de Idéias e nas Nossas Aldeias. Nos Salões de Idéias, alguns escritores farão palestras individualmente e outros farão discussões de temas atuais e de interesse coletivo em grupo de três escritores, tendo um quarto, como mediador.
Neste caso, participarão, além dos escritores, médicos, advogados, professores profissionais das mais diversas áreas. Os temas a serem discutidos pelos grupos, nos Salões de Ideias serão escolhidos pelos componentes dos próprios grupos, mas nunca deixarão de tratar de assuntos de interesse popular. A platéia terá trinta minutos para fazer perguntas e opinar sobre o tema em questão. Em relação à Nossa Aldeia, o autor homenageado terá um mediador e um artista local para apresentar o trabalho do autor. Esse artista apresentará da melhor maneira possível, a obra do autor homenageado.
Escritores famosos estão sendo contatados para se apresentarem na Feira do Livro.
O cheque livrinho, segundo a Feira do Livro, será mantido, como ocorreu na Feira de 2012. Cerca de 100 mil crianças deverão ser contempladas com o cheque livrinho.
Pediria aos leitores que não deixassem de prestigiar a Feira do Livro! Tenho a certeza de que todos os ribeirão-pretanos vão se sentir orgulhosos com isso!