Publicado 04/05/2021 - 09h50 - Atualizado // - h

Por Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular


O prefeito Dário Saadi deu início ao reforço de sua assessoria,após quatro meses da posse com a contratação, para vários setores, de pessoas ligadas à política. Entre vários nomes, em uma só publicação, o Diário Oficial do Município trouxe ontem a nomeação de Andressa Barros Gomes, filha de Zezé Gomes (PL), prefeito de Hortolândia, de Maria Bernadette Lorena Mello Hossri, mãe do vereador Nelson Hossri, e do radialista Tadeu Marcos Ferreira, irmão do ex-prefeito Jonas Donizetti.

Reforçando a equipe 2

Tadeu Marcos Ferreira vai atuar junto ao gabinete de Dário. Tem experiência política. Cumpriu mandatos de vereador e presidiu a Câmara Municipal de Campinas. Já Maria Bernadette Hossri é funcionária de carreira, com atuação em secretarias de Educação e de Cultura, e deverá voltar a esta última. Andressa Gomes irá para a pasta do Trabalho e Renda. Nomeações amparadas pela nova legislação de comissionados, podendo ser concursados ou não.

"Insatisfação com Bolsonaro se resolve nas urnas e não com impeachment"

Kassio Nunes Marques, ministro do STF
 
BOATARIA
A nomeação de Tadeu Marcos Ferreira para assessorar o gabinete de Dário Saadi foi recebida com surpresa em parcelas do meios políticos. A escolha pode não ter colocado fim a boatos sobre eventual inimizade entre o prefeito e Jonas Donizette, mas atenua a falação.
 
PELA CIÊNCIA
Em tempos de negacionismos e menosprezo à ciência, a Câmara Municipal de Campinas realiza às 10 horas de hoje debate sobre os 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia. Iniciativa do vereador Cecílio Santos (PT).

POSTO AVANÇADO
O vereador Carmo Luiz pediu ao prefeito Dário Saadi a instalação de posto de vacinação contra a covid-19 na região do Campo Belo. “Campinas conta hoje com cinco postos de vacinação. Contudo, todos longe de bairros próximos a Viracopos”, justifica.

LIBERTAÇÃO
O presidente Jair Bolsonaro agradeceu ontem ao governo da Rússia e ao presidente Vladimir Putin pela libertação do brasileiro Robson Oliveira, preso por transporte de medicamentos proibidos no país.

VACINADOS
Quase 330 mil vacinados contra a covid-19, essa é a marca registrada pelo govero estadual para a Região Metropolitana de Campinas.
 
RENDA CURTA
Só agora o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se deu conta do tamanho do buraco no casco do navio. Depois de correr os olhos no borderô de sua pasta, para conferir as verbas do Orçamento da União para este ano, Queiroga proclamou, assustado: "É insuficiente para cobrir todas as necessidades”.
 
SOCIOLOGIA
Morreu ontem, aos 87 anos, o cientista político Leôncio Martins Rodrigues, pioneiro no Brasil em estudos sobre o sindicalismo e os partidos políticos. Seus textos de Sociologia do Trabalho são referência em vários segmentos.

SOCIOLOGIA 2
Um dado interessante no currículo de Leôncio Martins Rodrigues: formado em Ciências Sociais pela USP, em 1962, foi professor titular e lecionou no Departamento de Ciência Polítca da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu orientador de doutorado foi o sociólogo Florestan Fernandes.

CONTRAPARTIDA
O governo alemão mandou nesta segunda-feira um recado ao Brasil: o desmatamento da Amazônia pode embaralhar acordos em outras áreas, em especial a econômica.

RACISMO EM PAUTA
A Escola do Legislativo da Câmara de Sumaré teve ontem palestra sobre o racismo estrutural.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/Correio Popular