Publicado 29/04/2021 - 15h19 - Atualizado 29/04/2021 - 15h22

Por Ângelo Barioni


Queda
O Santos perdeu os quatro últimos jogos, sendo dois pelo Campeonato Paulista e dois pela Copa Libertadores. Nas duas competições, a equipe está fora da zona de classificação para a fase seguinte e, com isso, pode repetir os desempenhos negativos de 2003 (Paulistão) e 1984 (Libertadores). Em 2003, o Santos terminou o Campeonato Paulista na nona colocação. Desde então, o Peixe sempre esteve entre os oito primeiros e foi o maior vencedor, com sete títulos no período.
Mudança
Abel Ferreira cunhou novo lema no Palmeiras para a temporada após seu time golear o Del Valle, no Allianz Parque. Ele abandonou o "todos somos um" de 2020 para lançar o provocador "contra tudo e contra todos" de 2021. Aos poucos, o treinador vai conhecendo um pouco mais do futebol brasileiro e de seus personagens, como os torcedores e membros da oposição no clube, para dar seus passos. Abel diz que detesta pisar em ovos e que gosta de ir para cima.
"Na adversidade, muitos desistem e outros batem recordes", Ayrton Senna. Tricampeão mundial de Fórmula 1
Próxima etapa
As quartas de final do Paulistão estão próximas. Guarani tem mais três jogos e Ponte Preta quatro. Um deles, na próxima quarta-feira (5), é o Dérbi Campineiro. A partida será realizada no estádio Moisés Lucarelli.
Campinas
Os próximos confrontos do Guarani serão: Novorizontino (em casa), Ponte Preta (fora) e Inter de Limeira (fora). Ponte Preta enfrenta hoje o Mirassol (em casa), Ituano (fora), Guarani e Palmeiras (em casa).
Novidades
A Ponte Preta pode ter novidades nessa reta final da primeira etapa do Paulistão: o atacante Renatinho, que treina há algumas semanas com o time, e o lateral direito Felipe, que chegou terça-feira ao Moisés Lucarelli e veio de empréstimo do Grêmio.
Dérbi
Para o Dérbi Campineiro, o Guarani não terá desfalques por suspensão de terceiro cartão amarelo, já que não há nenhum pendurado nessa semana. Contra o Santo André na segunda-feira, Bidu e Rodrigo Andrade ficaram de fora por esse motivo.
Verdão
O Palmeiras segue com 100% de aproveitamento na Libertadores. Na terça-feira (27), o time venceu em casa por 5 a 0 diante do Independiente del Valle e na semana passada, no Peru, venceu por 3 a 2 o Universitário.
Corrida
A Fórmula 1 confirmou o cancelamento do Grande Prêmio do Canadá, que estava agendado para 13 de junho. O motivo é a terceira onda da pandemia do conoravírus que o país enfrenta. Com essa mudança, o GP da Turquia vai retornar ao calendário 2021 para preencher essa data.
Inusitado
O lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, pode perder o segundo jogo da Champions League contra o Chelsea por ter sido convocado para ser mesário nas eleições para a Assembléia de Madri, marcada para a próxima terça-feira.
Embarque
Acontece que neste dia, a equipe de Zidane viaja para Londres, uma vez que o confronto está programado para quarta-feira.
Despesa
Segundo o "El Mundo", a equipe merengue já pediu a liberação do jogador, mas ainda não obteve resposta. Caso o brasileiro tenha que trabalhar na véspera do duelo decisivo, ele teria a opção de viajar por conta própria para a Inglaterra e se integrar ao grupo.
Reforços
O São Paulo tem dois potenciais reforços para o jogo desta quinta-feira, contra o Rentistas, do Uruguai, pela Libertadores. Os atletas Pablo e Orejuela voltaram a integrar o resto do elenco nos trabalhos com bola e, recuperados de lesões, e são opções para a partida.
Problema
Os respiradores doados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a cidade de Volta Redonda como contrapartida à realização de partidas do Campeonato Paulista na cidade tiveram de ser devolvidos. Segundo a Prefeitura do município, os dez equipamentos comprados e cedidos para ajudar no atendimento às vítimas da covid-19 apresentaram problemas e vão precisar ser trocados. Na ocasião, as partidas entre Corinthians x Mirassol e Palmeiras x São Bento foram realizadas no estádio Raulino de Oliveira.
 

Escrito por:

Ângelo Barioni